secom bahia prefeitura ilheus pmi


Professor Joselito Alves fala sobre as condições das escolas de Ilhéus, frente a pandemia da Covid-19

0
245

Entrevista do Blog do Chicó

Durante esta semana, o professor dos anos iniciais, Joselito Alves Martins, mais conhecido como Joselito Pedagogo, assim referenciado devido a sua formação e sua atuação profissional, concedeu uma objetiva entrevista ao Blog do Chicó, na qual fala sobre as condições das escolas de Ilhéus, frente a pandemia da Covid-19.

Confira a entrevista abaixo. Iniciais BC – Blog do Chicó, JP – Joselito Pedagogo.

BC – Como você avalia os impactos no ensino e no social dos alunos no cenário de pandemia?

JP – “O impacto está sendo duro junto aos estudantes das redes públicas. Esses alunos e alunas estão pagando um alto preço, pelo descaso que sempre ocorreu com as escolas públicas. Esses alunos e alunas não dispõem, em sua maioria, de estrutura econômica que possa ajudar nas aulas remotas que algumas escolas oferecem.”

BC – Quais as condições que as escolas apresentam para o retorno das aulas?

JP “As escolas públicas não oferecem as mínimas condições para seus funcionamentos, nem antes da pandemia. Imagina agora com um protocolo de cuidados de saúde pública para a não contaminação pela Covid-19. As escolas faltam banheiros, pias, as salas de aula não são espaçosas e muitas não têm ventilação alguma.”

BC – Testagem em massa e outras medidas de controle sanitário são suficientes para o retorno seguro às aulas?

JP “A testagem é um caminho para saber como se encontra a saúde dos professores, professoras, estudantes e todo o corpo de funcionários da escola. As escolas devem ser reformadas para receber essa nova demanda. Essa demanda inclui também acompanhamento das famílias desses estudantes, que é quem representa maior risco.”

BC – Quais seriam as possíveis soluções para amenizar esses impactos?

JP – “A descoberta da vacina é a única forma de amenizar essa situação. Só que, quanto maior tempo nossas crianças e adolescentes ficarem fora das escolas, mais riscos elas correm. Então é necessário fazer junto a saúde, assistência social e educação, uma busca de informações sobre a situação em que se encontram esses estudantes. Nós da educação não fazemos nem parte do Comitê Municipal de Crise da Covid-19 e nem temos um comitê próprio.

Ressalto aqui que a reforma da Escola Municipal de Santo Antônio está perto do fim e vai atender as exigências do protocolo. Mais algumas escolas estão passando por reformas, mas este ano não há condições de retorno das aulas.”

Perfil e pensamento – Joselito foi alfabetizador do Programa de Alfabetização na Reforma Agrária (PRONERA), coordenador pedagógico do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), contratado por 12 anos. Trabalhou em escolas da zona rural de Ilhéus.

Entende que a educação no Brasil sempre foi e é tratada em segundo plano, porém evidencia que nos governos Lula e Dilma ocorreram avanços, sendo que, durante esse período, a educação poderia ter avançado muito mais. Observa que estruturação adequada para o aluno se preparar com as suas realidades sociais, está baseada mais nas atitudes individuais do professor do que em forma governamental.

Fotos da reforma da Escola Municipal de Santo Antônio, zona rural sul de Ilhéus, enviadas por Joselito Pedagogo. Confira abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publique seu comentário

WordPress Lightbox