secom bahia prefeitura ilheus pmi


Pandemia faz procura por seguro de vida crescer na Bahia

0
343

Advogada realiza workshop gratuito para mostrar relação entre seguro de vida e planejamento sucessório

Nos últimos três anos, com o início dos debates em torno da reforma da previdência, houve uma intensificação na demanda do seguro de vida em todo o Brasil. E agora, por causa da pandemia, a procura foi ainda mais intensa. Na Bahia, por exemplo, houve um aumento de 13,9% entre março e agosto deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2019, segundo dados da MAG Seguros.

Para João Manoel Rezende, superintendente da empresa na Bahia, o coronavírus trouxe uma percepção maior sobre a importância de contar com um planejamento financeiro. Segundo ele, as pessoas nunca pensaram no risco tão perto delas.

A advogada Indira Domingues, segue a mesma linha, e lembra que o medo da morte faz com que as famílias se atentem ao planejamento sucessório. E o seguro de vida está diretamente ligado a esse processo, já que com ele é possível resolver os entraves financeiros da sucessão familiar, como custos com inventários* que podem chegar, em média, a 20% do patrimônio. Ou seja, a ideia é capitalizar os herdeiros para fazer frente às despesas do momento.

Domingues acredita que o seguro de vida deve estar associado a outros instrumentos jurídicos de sucessão, a exemplo dos Holdings familiares e testamentos. “A ideia é que a família esteja o mais bem preparada para enfrentar esse momento e o uso das duas soluções em conjunto resolve os principais entraves enfrentados”, explicou.

Para ajudar aqueles que desejam se aprofundar no tema Holdings Familiares e Seguros de Vida, a advogada realiza no dia 21 de novembro, um workshop gratuito, com duas horas e meia de duração, pelo canal do Youtube da Legado Consultoria.

A especialista lembra que o seguro de vida pode ser interessante para diferentes perfis. Desde aquelas famílias com muito capital imobilizado, que possam enfrentar dificuldades no pagamento dos impostos sobre a sucessão, até as com diferentes núcleos familiares, que costumam enfrentar conflitos entre os herdeiros na disputa do patrimônio familiar.

DADOS

A MAG Seguros, empresa com 185 anos, que conta com mais de 4 milhões de clientes em todo território nacional, aponta que a contratação do seguro de vida é maior entre pessoas com 30 a 39 anos e que são casadas. Em geral, são as pessoas mais preocupadas com o futuro. Em termos de perfil, existe um equilíbrio entre homens e mulheres, com um peso um pouco maior para o sexo masculino.

O seguro de vida oferece soluções para os riscos que todas as pessoas estão expostas: morte, invalidez e sobrevivência, e as coberturas devem atender às diferentes necessidades de proteção e de bolso, havendo, desta forma, soluções desde o seguro popular até aquelas voltadas para a alta renda.

*INVENTÁRIOS

O excessivo número de óbitos causados pela pandemia da Covid-19 no Brasil trouxe uma outra preocupação aos familiares das pessoas que se foram: a realização obrigatória do inventário, procedimento necessário para a partilha de bens – e dívidas – do falecido entre os herdeiros, que registrou aumento de 21% no estado da Bahia, na comparação entre os meses de junho e setembro deste ano, passando de 58 escrituras para 70. O maior número de inventários registrados durante a pandemia foi alcançado em março, com 88 atos.

Dados, coletados pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB-CF), por meio da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (CENSEC), revelam que, de março a setembro deste ano, os Cartórios baianos realizaram 458 inventários. O mês de abril registrou queda expressiva de 45,4% na comparação com o mês anterior. Já em maio, a redução foi de 8,3%, com 44 atos. Os dois meses seguintes contabilizaram aumento, com 31,8% em junho (58) e 46,5% julho (85). Já o mês de agosto fechou com 65, redução de 23,5%.

SERVIÇO
Evento: Workshop Holdings Familiares e Seguros de Vida
Dia: 21 de novembro
Horário: 09h30 até 12h00
Local: Canal do Youtube da Legado Consultoria
Valor: Gratuito
Inscrição: https://www.eventbrite.com.br/e/holdings-familiares-e-seguros-de-vida-tickets-128045420299

SOBRE INDIRA DOMINGUES
Indira Domingues é advogada, formada pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2008) com mais de 10 anos de experiência nas áreas societária, contratual empresarial e imobiliária. Possui pós-graduação em Direito Imobiliário pela Universidade Salvador – Unifacs (2010) e MBA em Marketing Digital, Gestão de Negócios e Empreendedorismo pelo Instituto de Ensino Superior Brasileiro – ESB (2019). Atualmente cursa a pós graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral – FDC (2021).

Publique seu comentário

WordPress Lightbox