ponte pontal ilheus


IFBA Ilhéus realiza VIII Semana de Consciência Negra – SECONE

0
109
Se conectem à VIII Semana de Consciência Negra (SECONE), do IFBA Campus Ilhéus, que ocorrerá entre os dias 26 e 27 de novembro de 2020, com o tema “Entre a Cibernética e a arte: Poder e Resistência étnico-racial na era virtual”. O objetivo é refletir sobre os territórios cibernético e da arte, dentro dos quais a população negra se move, luta, resiste e se reinventa. São territórios em que os/as negros/as estiveram, e estão, excluídos e/ou silenciados, mas dos quais se apropriaram, demarcando saberes, modos de agir e de (re)existir da população negra.
Seria a arte, porém, uma linguagem de resistência frente à lógica uniformizadora da linguagem artificial? Há evidência hoje de algoritmos que promovem determinados perfis, ao mesmo tempo que excluem outros. Apesar das inegáveis vantagens proporcionadas pelas mais diferentes tecnologias da informação e comunicação, é preciso refletir também sobre como essas tecnologias podem ser usadas para perpetuar violências e exclusões. A VIII SECONE do IFBA/Ilhéus se propõe precisamente isso: problematizar o uso e abuso das tecnologias da informação e das mídias digitais, ao mesmo tempo que apontar o papel da linguagem artística ou poética enquanto linguagem de resistência contra a tendência homogeneizante que se fazia presente na proposta da cibernética.

Devido ao contexto pandêmico, a programação esse ano será totalmente virtual, mas manterá a dinâmica das edições anteriores, com palestras, mesas e oficinas, apresentações teatrais e musicais.

Inscrições no link: https://www.even3.com.br/8seconeifba/

Comissão Organizadora

Publique seu comentário