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Consultoria destaca avanços importantes para Acreditação no Hospital Regional Costa do Cacau

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Durante mais uma visita ao Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, a consultora Adriana de Carvalho Dias, da CGQ – Consultoria e Gestão da Qualidade, destacou importantes avanços para Acreditação Hospitalar da unidade. Para a visitante, duas questões devem ser ressaltadas nesse processo: a restruturação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) e a instalação do escritório da Qualidade.

De acordo com Adriana Dias foi auditado o Almoxarifado e uma nova visita foi feita ao NIR, constatado as mudanças no setor e seu perfil de funcionamento. “Como resultados da reestruturação do Núcleo Interno de Regulação é que agora a gente vai ter indicadores, monitorando de forma efetiva a gestão de leitos e de alta hospitalar do paciente. Então, essa nova reestruturação do núcleo vai fortalecer ainda mais os processos relacionados a transferência interna e externa da instituição” comentou.

Outro ponto importante citado pela consultora da CGQ, foi a instalação do escritório da Qualidade no HRCC para acompanhamento do processo de Acreditação Hospitalar. “Hoje, temos na composição desse escritório, uma enfermeira e uma administradora, duas profissionais diferenciadas com muito conhecimento e expertise, inclusive no manual da ONA (Organização Nacional de Acreditação). Então, isso vai agregar bastante os processos também, facilitar a comunicação entre as áreas e o escritório da qualidade”, avaliou.

Adriana Dias ainda relatou que sua visita, realizada entre os dias 16 a 20 de novembro na unidade, foi bastante produtiva. “Conseguimos fazer duas reuniões, uma com o corpo clínico, onde nós estamos verificando o perfil epidemiológico da unidade junto com a prevalência e a gravidade, dessa forma criaremos protocolos assistenciais que vão ser monitorados. Percebemos essa interação e acordamos que todos os meses essas reuniões iriam acontecer, onde passamos todas as informações relacionadas a protocolo e indicadores de resultado”, disse.

A consultora ainda destacou a apresentação, por todos os gestores, dos acordos de serviços, segunda ferramenta de trabalhado, com todas as tratativas que são dadas através dos mapas de processos. “Todas as equipes do hospital já estão descrevendo seus Procedimentos Operacional Padrões (POPs) e Procedimentos Sistêmicos (PSs), onde envolvem duas ou mais áreas, essas rotinas estão sendo descritas para poder melhorar o os processos no HRCC”, concluiu.

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