prefeitura de ilheus embasa


A UNEGRO-ILHÉUS promove o Webnário “A Vulnerabilidade da mulher negra em tempos de pandemia”

0
193

A UNEGRO-ILHÉUS realizará no dia 15/05 o Webinário intitulado “A Vulnerabilidade da Mulher Negra em Tempos de Pandemia”. O evento objetiva discutir os impactos da pandemia sobre a mulher negra. Como é de conhecimento, o Brasil vem caminhando na contramão da tendência mundial no que diz respeito à redução do número de mortes causadas pela Covid-19. Infelizmente, como informou a Organização Mundial de Saúde (OMS), já somos um dos epicentros da pandemia.

Nessa altura, mesmo que narrativas em contrário tentem refutar, não se pode negar que o negacionismo e a incompetência administrativa do governe Federal na aquisição das vacinas são fatores decisivos no agravamento da calamidade sanitária. Contudo, nesse cenário de terra arrasada, os impactos da pandemia têm sido mais agressivos nas minorias.

As condições de subsistência dos grupos historicamente marginalizados pioraram substancialmente. Pobreza, miséria e a violência em suas múltiplas manifestações, definem o dia a dia de milhões de brasileiros desassistidos. Contudo, as mulheres negras, parte substancial entre os subalternizados, além do vírus, vem precisando reagir também à violência de gênero, ao racismo e o preconceito de classe.

Diante desse quadro, a UNEGRO-ILHÉUS, buscando compreender a correlação entre crise sanitária e vulnerabilidade da mulher negra, convidou Áurea Silva Oliveira (assistente social), Marina Duarte (Vice-presidente Estadual da UNEGRO-BAHIA) e Indiara Rosa Santos Angeli (Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ilhéus-Ba), para lançarem luz sobre as possibilidades de superação das vulnerabilidades que sujeitam as mulheres negras em tempos de pandemia.
Para participar do evento basta acessar o formulário de inscrição identificado pelo link a seguir: https://bit.ly/3xPciAs. Ao final os participantes terão direito a um certificado contendo carga horário de 3h. Lembramos que iniciativas como essa são de fundamental importância, pois, como cidadãos, precisamos identificar os encaminhamentos necessários ao enfretamento das iniquidades sociais. Para a mudança acontecer é preciso saber o que e como mudar. Axé!

______________________________________________
Caio Pinheiro Oliveira
(Secretário de Comunicação da UNEGRO-ILHÉUS)

Publique seu comentário