secom bahia prefeitura ilheus pmi


Plenária de bancários da Bahia e Sergipe suspende paralisação por vacina

0
248

Do Sindicato dos Bancários de Ilhéus

A plenária dos Bancários de Bahia e Sergipe decidiu suspender a paralisação de 24 horas prevista para ocorrer hoje (8/6), no movimento para incluir os trabalhadores dos bancos entre os grupos prioritários para a vacinação.

A reivindicação se deve ao fato do setor ser considerado por lei como essencial, mantendo o atendimento ao público em todos os momentos, desde o início da PANDEMIA, estando mais expostos do que a maioria da população, para a própria contaminação ou como possíveis vetores do vírus, já que mantém contato direto com dezenas de pessoas diferentes todos os dias.

Ao contrário de outros setores essenciais, priorizados no plano nacional de imunização, trabalhadores de bancos, assim como os de lotéricas e supermercados ficaram de fora e vinham sendo ignorados.

Após a convocação do movimento grevista e as mobilizações, como as carreatas ocorridas no último sábado (5/6) nas principais cidades dos estados de Bahia e Sergipe, estava prevista uma paralisação de 24h, nesta terça-feira. A plenária resolveu suspender a paralisação, após conseguir a abertura de diálogo com os setores governamentais responsáveis pela definição dos critérios da vacinação.

Em reunião com a FENABAN, Federação Nacional dos Bancos, foi informado que a entidade patronal conseguiu agendar uma reunião com representantes do Governo Federal na próxima terça-feira, 15/06. Também se estabeleceu um diálogo com o Ministério Público do Trabalho que se dispôs a tentar uma mediação junto ao Ministério da Saúde.

Paralelamente, o diálogo já existente com o governo do Estado avançou, com o Secretário de Saúde se comprometendo a defender que a Comissão Intergestores Bipartite, CIB, responsável por definir os critérios no estado, autorize a inclusão desse setor.

Também avançou o diálogo com o município, pois o Secretário também se comprometeu a defender a autorização pela CIB. “Apesar de ainda não podermos comemorar o início da vacinação, aumentou nossa esperança que, nos próximos dias, tenhamos definições positivas.” afirmou Rodrigo Cardoso, presidente do Sindicato.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox