secom bahia prefeitura ilheus pmi


Cláudio Magalhães cobra apoio para demarcação Tupinambá durante reunião com Jacques Wagner

0
299

Na manhã da última segunda-feira (21), durante reunião virtual promovida pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba) entre lideranças indígenas e o senador Jacques Wagner, o vereador Cláudio Magalhães (PCdoB) de Ilhéus, aproveitou para cobrar o apoio na demarcação das terras do povo Tupinambá de Olivença.

Cláudio lembrou que os indígenas que vivem há séculos em Olivença e ocupam tradicionalmente seu território precisam ter esse direto reconhecido legalmente. “Já passou e muito disso acontecer. A gente precisa que a garantia do nosso direto constitucional seja cumprida. Nessa luta precisamos de apoio, como o do senador Jaques Wagner, para que possamos trilhar um caminho e alcançar nosso objetivo, nosso direto legal”, disse.

O encontro contou com a participação de 15 líderes indígenas da Bahia, e teve como pauta central as garantias conquistadas na Constituição de 1988 e as violações de diretos dos povos indígenas, principalmente referente a seus territórios, fundamentais para sua sobrevivência física e cultural. A reunião evidenciou também a importância do território indígena para o acolhimento de políticas públicas, como educação, saúde, economia, infraestrutura, entre outras.

Mobilização contra ao PL 490 – O vereador Cláudio Magalhães, indígena da etnia Tupinambá, pediu o reforço ao apoio contra ao Projeto de Lei (PL) 490, que tramita na câmara federal e pode anular demarcações de terras indígenas. “Nós não podemos aceitar esse retrocesso, por esse motivo, povos indígenas de todo o Brasil estão se mobilizando, nesta terça-feira, 22 de junho, em Brasília, nas cidades e nas aldeias contra esse ataque ao nosso povo”, concluiu.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox