secom bahia prefeitura ilheus pmi


Programa Potencialização de Comunidades

0
388

Nos dias 23, 25 e 27 de agosto vai ao ar pelo Instagram do @o_coletivo_7 Programa Potencialização Comunidades.

O projeto é realizado pelas estudantes do Curso de Produção Cultural da UFSB, Nieta Assis, Paloma Carvalho, Valdiná Guerra e Vivian Siqueira, como atividade do Componente Curricular Fundamentos da Produção Cultural.

Além disso, os estudantes do Curso Técnico em Teatro do CEEP do Chocolate Nelson Schaun, Caio Henrique e Kelvin Gustavo, fazem parte dessa primeira ação do projeto que também conta como parte de uma das ações do TCC destes estudantes.

A iniciativa do projeto surgiu a partir do desejo de trabalhar com ações já realizadas nas comunidades periféricas de Ilhéus. Assim, optamos começar pelo Hip Hop , pois compreendemos que este é um estilo musical que possui forte ligação com os movimentos e culturas periféricas, sendo, também, um potente espaço de fala das periferias das cidades baianas, onde o estilo é uma forma da juventude das comunidades expressarem seus desejos e questões e acima de tudo validar seus espaços de luta pelo povo periférico.

Dessa forma, é um chamado para mulheres e homens que se “Aldeia” em torno de um ideal comum: rimar e lutar com palavras. Por isso, ao pensar-sentir este projeto optamos por trabalhar com o grupo de Hip Hop localizado na comunidade do Banco da Vitória, local onde o trabalho está começando, com o intuito de fortalecer as ações iniciadas por dois jovens da localidade. Importante falar que esta ação é conjunta com o Curso Técnico em Teatro, isso porque os dois jovens convidados são formandos do curso e entendem o Hip hop como performance, o que casa com o trabalho de TCC de ambos.

Importante também falar aqui como este projeto articula uma rede que vai dá escola pública, passando pelos espaços de comunidade, pela Academia e chegando ao espaço da virtualidade. O que nos leva a outro parceiro, O Coletivo 7, que oferecerá o Instagram do coletivo como canal para compartilhar a pesquisa.

Assim, o projeto e criação de pequenos vídeos de 5 min para o Reels no Instagram é um alternativa de visibilizar o trabalho destes jovens fora do espaço físico da periferia, o que é muito pertinente em um momento em que a pandemia do C-19 obrigou todas as pessoas a estarem em distanciamento social.

Ficha técnica

Autoria de projeto- Nieta Assis, Paloma Carvalho, Valdiná Guerra e Vivian Siqueira

Elenco: Caio Henrique e Kelvin Gustavo

Produção: Valdiná Guerra

Filmagem e fotografia: Paloma Carvalho

Edição de vídeo e designer gráfico- Vivian Siqueira

Apoio- O Coletivo 7, Cabaré do Livro, Curso Técnico em Teatro do CEEP do Chocolate Nelson Schaun, Pardus Studio.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox