secom bahia prefeitura ilheus pmi


Uesc forma primeira engenheira agrônoma indígena Tupinambá de Olivença

0
1711

Durante colação de grau virtual da Universidade Estadual de Santa de Cruz (UESC), em Ilhéus, na última quarta-feira (18), o reitor Alessandro Fernandes entregou o diploma de graduação em Agronomia para Larissa Pinto de Magalhães, primeira engenheira agrônoma da etnia Tupinambá de Olivença formada pela referida instituição de ensino superior.

Larissa é filha do vereador Cláudio Magalhães, primeiro indígena a ocupar uma cadeira na Câmara de Ilhéus. O pai orgulhoso pela conquista relata que a agrônoma é um orgulho para a família Pinto de Magalhães. “Ela enfrentou dificuldades, mas conseguiu seu objetivo, estou feliz por isso”, disse o edil.

Cláudio Magalhães ainda lembrou sobre a importância do sistema de cotas, e que o seu partido, o PCdoB, ajudou a implementar na UESC. “Participei junto com meu irmão, Élvio Magalhães, tio de Larissa, que foi presidente e esteve à frente do DCE na luta pela estadualização da universidade, e posteriormente, conseguimos um avanço no sistema de cotas, que têm duas vagas a mais para quilombolas e indígenas”, concluiu.

Mensagem de Larissa 

Ingressei no ano de 2012, não por livre e espontânea vontade, mas por pressão mesmo. Fui aprovada, mas queria trabalhar. Com muita insistência de minha mãe e meu pai, decidi tentar e passei a amar meu curso e deu certo.

Desde o princípio sabia que não seria fácil. Sem renda, curso integral. Indígena e cotista em uma universidade estadual, tinha que estar preparada para todo tipo de piada. Cabelo que não é liso; índia que tem celular; índia que usa roupa e não os trajes; que tem notebook, ainda há muito preconceito com tudo isso.

Quebrei barreiras, enfrentei dificuldades e cheguei onde almejava, estudar e trazer conhecimentos adquiridos para dentro da nossa comunidade.

Hoje sou muito feliz, realizada e grata a Tupã por tanto.

Agora é obrigação retribuir a minha comunidade. Teremos muito trabalho a ser feito.

E esse diploma ofereço a todos os indígenas que pensam em ingressar em uma universidade, pense que você é capaz e vai conseguir, assim como eu e outros parentes formados.

A palavra de hoje é GRATIDÃO!

Publique seu comentário

WordPress Lightbox