secom bahia prefeitura ilheus pmi


Canavieiras será cenário de filme com projeção internacional

0
1038

Produção levará para a tela do cinema as belezas naturais da cidade, e a realidade das comunidades ribeirinhas

Canavieiras será cenário de longa metragem que, em meio a aventuras, mistérios e descobertas sociais, fará uma verdadeira imersão nas dádivas naturais e culturais locais. A produção, intitulada “As Margens de Canavieiras”, tem roteiro e direção do cineasta canavieirense José Frazão, e será todo filmado na cidade. Os trabalhos já começam no próximo dia 13 de setembro.

Em conversa com a Equipe de Reportagem do BA_001 na tarde desta segunda-feira (23), Frazão revela que o filme retrata uma aventura que tem Canavieiras como a grande protagonista, e conta a história de uma pesquisadora, que, com a ajuda de um pescador nativo, percorre toda a região ribeirinha do município, em busca de um misterioso fóssil identificado em uma fazenda local.

O diretor afirma que o filme partiu de uma ideia antiga em produzir um documentário, abordando a realidade social das comunidades ribeirinhas de Canavieiras. Mas, ressalta, como sempre foi uma pessoa da ficção, acabou agregando a ideia inicial ao projeto da atual produção, que será uma grande peça de divulgação dessa realidade local, além de divulgar internacionalmente as belezas do município.

FILMAGEM – As filmagens de “As Margens de Canavieiras” estão previstas para durarem três semanas, e a sua produção, que envolve dezenas de pessoas, entre técnicos e atores, pretende movimentar a cidade.

Segundo Frazão, vagas serão abertas para mão de obra local, desde a área técnica, até para atores figurantes. Ele ressalta a importância desse tipo de iniciativa que ajuda a despertar na comunidade local, o interesse em trabalhar com cinema, além de fustigar o amor pela sétima arte.

A equipe de produção, capitaneada por Wiltonar Moura, pretende realizar um verdadeiro levantamento de imagens e registros cotidianos de variados trechos das margens que formam a ilha de Canavieiras. “Fato que muitos esquecem, ou simplesmente desconhecem”, frisa o diretor.

“As Margens de Canavieiras é um filme alto astral. Um romance que serve de pano de fundo para destacar a ilha nas beiradas dos rios e o encontro com o mar. A narrativa nos leva pelas ruas e caminhos da cidade. Nos envolvendo em suas histórias e mostra o casario dos tempos passados”, destaca a sinopse do longa.

ELENCO –  Entre os atores confirmados para o filme, alguns nomes de peso já foram revelados. Um deles é o da premiada atriz Isabel Filards, com extensa lista de atuações em novelas e filmes. Outro nome confirmado é o do multiartista sertanejo Vertin Moura, que vem se destacando desde 2015 em séries e filmes de ótimas produções.

O DIRETOR – Nascido em Canavieiras, José Frazão começou no cinema no Curso Técnico de Cinema da Universidade da Bahia. Seu primeiro curta foi logo premiado, o que lhe rendeu um convite para trabalhar no Rio de Janeiro. Lá, começou sua carreira profissional.

Foram mais de 20 participações em longas como assistente de direção, de nomes como Sergio Rezende, Hector Babenco, Geraldo Sarno, Walter Salles, Sandra Werneck, Silvia Back, dentre outros.

Frazão é realizador de quatro longas-metragens: J.S. Brown – O Herói de Gibi, Vento Sul,  Mistério no Colégio Brasil e Procuradas. Em 2020 o diretor filmou sua quinta produção, ‘O Segredo de Sara’, ainda em finalização, e um piloto para a série televisiva ‘Tentáculos’.

LANÇAMENTO –  O filme “As Margens de Canavieiras”  está previsto para ser lançado em uma sessão especial na cidade, na segunda semana de dezembro, e terá repercussão internacional, já que será veiculado em uma grande plataforma de streaming ainda não revelada.

O longa metragem é fruto da produção da Larty Mark, e conta com o apoio da Prefeitura de Canavieiras.

APOIO – Segundo o secretário municipal de Cultura, José Amorim, a atual gestão está dando à produção, cobertura total na logística, “além de disponibilizar funcionários para total atenção, a fim de ajudar nesse verdadeiro presente a Canavieiras e sua gente”, destaca o titular da pasta.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox