secom bahia

secom bahia


PCdoB de Ilhéus realizou Conferência Municipal no último sábado (18)

0
134

No último sábado (18), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em Ilhéus, realizou sua conferência municipal na Câmara de Vereadores de Ilhéus. O evento foi presencial, respeitando as normas sanitária e via plataforma digital.

Confira as pautas que estiveram em debate no encontro.

Balanço da direção municipal

No biênio 19/21 o PCdoB de Ilhéus seguiu na luta do povo em um ambiente nacional em que a resistência democrática e a defesa dos direitos sociais ocupou espaço central.

A militância do PCdoB se destacou na articulação dos movimentos sociais e do campo progressista na cidade, em especial nas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

PANDEMIA

Em meio à PANDEMIA do Covid-19 que assolou o mundo e o Brasil ainda de forma mais trágica, Ilhéus perdeu centenas de cidadãos vitimados por essa doença.

O Partido buscou colaborar com o combate e a prevenção ao coronavírus, sempre orientado pela ciência, e, logo no início da PANDEMIA, publicou resolução onde destacava suas sugestões de políticas públicas a serem aplicadas nesse contexto. A militância do PCdoB teve um papel importante, tanto atuando no controle social, em especial na área da saúde, quanto efetuando ações de solidariedade buscando amenizar o sofrimento do povo.

Batalha Eleitoral

Durante a construção de nossa tática eleitoral em um cenário nacional tão difícil, sob a égide de uma legislação restritiva, que proibia coligações partidárias nas eleições para a Câmara Municipal, o Partido teve que tomar decisões difíceis. Já estávamos a duas legislaturas seguidas com representação na Câmara, com 2 vereadores na legislatura 2012/2016, Dr. Jó e Nerival, sendo que apenas o último conseguiu ser reeleito em 2016. No entanto progressivamente foi se afastando do Partido, culminando com a decisão consensual de sua saída negociada.

Construímos uma chapa própria com muito esforço da militância e com a flexibilidade e amplitude decorrente da adoção da tática do Movimento 65, movimento político-eleitoral que buscou atrair lideranças para disputar as eleições pela nossa legenda.

Apoiamos mais uma vez a candidatura de Cacá, pelo PP, que dessa vez teve como candidato a vice Everaldo Anunciação, do PT em uma disputa eleitoral que acabou vencida pelo prefeito Marão (PSD), candidato à reeleição.
Em uma disputa difícil, com grandes limitações materiais e problemas de unidade política, já devidamente superados, conseguimos conquistar uma cadeira na Câmara Municipal, pela primeira vez em uma chapa própria, apesar de não termos atingido o coeficiente eleitoral. Logramos o êxito de eleger vereador Cláudio Magalhães, camarada com longa trajetória de militância política no Partido, primeiro vereador indígena da história de Ilhéus.
Pela terceira legislatura seguida conseguimos conquistar espaço na Câmara Municipal em um ciclo bastante vitorioso, apesar de tantas dificuldades.

Mandato Popular

No atual cenário político do município, nosso vereador compõe o bloco da minoria, junto com a bancada do PT.
Busca ser um vereador representante de todas as lutas do povo, em especial dos movimentos sociais, dos povos indígenas, dos negros, mulheres, da Cultura, do esporte, dos trabalhadores e das comunidades.
Um mandato na defesa do povo, vigilante em relação às ações do Poder Executivo, propositivo em relação às demandas da comunidade e na atração de políticas públicas do governo do Estado para nosso município, principalmente nas áreas de turismo, esporte, cultura e geração de emprego e renda.

Organização Partidária

O Partido tem feito grande esforço para aumentar nossa organização coletiva. Tivemos um Comitê Municipal e uma Comissão Política com funcionamento ativo e periódico.

Avançamos na organização do movimento de mulheres e no movimento negro, além de termos consolidado nossa presença no Movimento Sindical, apesar das inúmeras dificuldades que esse segmento tem tido, notadamente após a reforma trabalhista que aumentou a precarização do trabalho e fragilizou as organizações de luta da classe trabalhadora.

Registramos muitas dificuldades no movimento de juventude, em especial no momento em que a PANDEMIA suspendeu as aulas presenciais por longo período. Sem dúvidas será um grande desafio para o próximo ciclo superar nossas limitações nesse segmento.

Também será um grande desafio fazer com que nossa influência em diversas áreas de trabalhadores, nos bairros e na zona rural, se traduzam em maior organização da nossa corrente política para lutar pelos direitos do povo, atuar na luta de ideias e cumprir um importante papel nas batalhas atuais por melhorias das condições de vida do povo.

Destacamos o avanço nas finanças, com regularização legal, regulamentação e efetivação da contribuição militante como princípio organizativo da militância comunista. Precisamos avançar muito mais para paulatinamente ir construindo melhores condições para enfrentarmos as batalhas políticas que sempre necessitarão de condições materiais para aumentar as chances de sucesso.

Apesar das dificuldades, é possível registrar um avanço na formação política dentro do contexto geral do Partido que tem multiplicado as oportunidades de debates e cursos com a militância. Boa parte dos dirigentes já fizeram os Cursos Nível I e II e conseguimos realizar um CPS atualizado online para a militância. É preciso avançar em ações próprias de formação, bem como se inserir na política geral do Partido.

Conclusão

Concluímos que tivemos um balanço de gestão vitoriosa, mesmo em meio a tantas dificuldades, que nos credencia a seguir no esforço para que o Partido enfrente as próximas batalhas em nível cada vez mais alto.
Após a superação da definição da legislação eleitoral, buscaremos construir nosso projeto político para 2022 no diálogo direto e próximo que sempre tivemos com nossa direção estadual, com toda certeza que podemos contribuir com os desafios nacionais e estaduais do Partido e fortalecer nossa posição política em Ilhéus, buscando acumular forças para cada vez mais influenciarmos nos rumos da cidade, e na luta para que ela tem um futuro de desenvolvimento e bem-estar para seu povo.

Publique seu comentário