secom bahia prefeitura ilheus pmi


Requerimento de Cláudio Magalhães para debater sobre consciência negra é aprovado na Câmara de Ilhéus

0
257

A Câmara Municipal de Ilhéus aprovou por unanimidade, durante sessão plenária realizada nesta terça-feira (19), um requerimento apresentado pelo vereador Cláudio Magalhães (PCdoB) e subscrito por Enilda Mendonça (PT) para a realização de uma audiência pública no dia 18 de novembro às 16h, com o tema “A Semana da Consciência Negra e o 20 de Novembro na Cidade”.

Durante a discussão da solicitação, Cláudio Magalhães lembrou que no país existe ainda o racismo estrutural. “No momento em que nós vivemos no país esse crescente aumento da prática de racismo, que não cabe a nossa população brasileira que tem mais de 60 por cento de pardos e negros, daí vimos um policial militar ser abordado na porta de um supermercado de forma racista pela cor que carrega”, disse.

O vereador ainda ressaltou a importância para esse debate. “Peço a todos os colegas atenção para essa pauta, pelas lutas necessárias. No dia 20 de novembro se comemora a memória de Zumbi dos Palmares, líder que levantou a voz contra esse regime opressor do racismo estrutural constituído a partir de um modo de vida europeu que colonizou este país e deixou esse resquício que não cabe ao Brasil, como população, pelo povo que nós somos”, destacou

“Reconhecemos nossa miscigenação e precisamos cada vez mais defender políticas afirmativas para os povos negros deste país, que após a abolição da escravatura não teve reparação social devida pelo estado brasileiro”, concluiu Cláudio Magalhães.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox