secom bahia prefeitura ilheus pmi


Unidas pela dignidade menstrual das mulheres de Itabuna

0
193

A sororidade deriva do latim soror, que significa irmã. Em resumo, é a irmandade entre as mulheres. Neste sentido, como forma de convocar as mulheres a se apoiarem, a dignidade menstrual foi pauta do encontro nesta quarta-feira (24), da primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, com a única vereadora de Itabuna, Wilmaci Oliveira (PCdoB).

O projeto apresentado pela parlamentar já foi aprovado pelas comissões da Câmara de Vereadores.

Conforme explicou Wilmaci, o tema também é questão de saúde, por conta do risco de contaminação por falta de absorvente. “A luta é para que as mulheres tenham dignidade. Essas questões, como a do absorvente, acabam atrapalhando inclusive no futuro, em termos de igualdade de oportunidades”, pontua Wilmaci sobre a evasão escolar de jovens, comuns no período menstrual.” disse.

A secretária Andrea Castro reiterou a importância da iniciativa, colocando a Semps como parceira para a execução do projeto. “Esse é um tema importante e recente que está mobilizando lideranças femininas no Brasil, que é a falta de acesso a produtos de higiene menstrual e, apoiamos e seremos parceiros na execução dessa importante política pública, já que em nosso município temos 30% de cidadãs que enfrentam dificuldades para comprar o próprio absorvente, um item básico e não podemos deixar de assistir a essa parcela da comunidade”, declarou.

O projeto também visa incluir o combate à pobreza menstrual da mulher e da adolescente na Política Municipal de Saúde da Mulher. Pela iniciativa parlamentar, o município deve garantir a distribuição gratuita de absorventes higiênicos nas Unidades Básicas de Saúde e escolas públicas.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox