secom bahia prefeitura ilheus pmi


Cláudio Magalhães articula ações de apoio para comunidades indígenas atingidas pelas chuvas

0
294

A agenda do vereador Cláudio Magalhães tem sido mais intensa ainda, desde as chuvas que atingiram Ilhéus e diversos municípios do sul Bahia. O edil que também é membro do Conselho Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT), soma esforços para articular ações em socorro às comunidades mais afetadas e atrair a atenção e o apoio necessários para as áreas indígenas impactadas.

Cláudio Magalhães acompanhou de perto, desde o início, a implantação do Comitê de Crise, instalado pelo governo da Bahia, com o apoio da prefeitura de Ilhéus para checar a situação dos indígenas afetados pelas chuvas. Participou e incentivou a criação do comitê da câmara municipal para arrecadação de alimentos aos impactados pela tragédia.

O vereador também se reuniu, junto a Agnaldo Pataxó, com o gerente da agência do Banco do Nordeste para restabelecer os empréstimos do Pronaf para agricultores familiares. “Conversei com o presidente do banco que se mostrou sensível a situação dos Tupinambás de Olivença”, destacou Cláudio Magalhães.

Acompanhado do Cacique Sival e Agnado Pataxó do Mupoiba, Cláudio Magalhães se encontrou com o ministro da Cidadania, João Roma, para apresentar às dificuldades enfrentadas. Esteve com o governador Rui Costa durante o anúncio de medidas para ajudar os desabrigados e dialogou com representantes de secretarias estaduais, em busca de soluções para os problemas ocorridos.

Na última quinta-feira (30), Cláudio Magalhães participou de uma reunião com Carlos Martins, titular da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS); Fabya Reis, secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi-BA); coronel BM Adson Marchesini, comandante do Corpo de Bombeiros – BA; Agnaldo Pataxó Hã Hã Hãe, coordenador Geral do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba); além de representantes do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

“Durante o encontro, conversamos sobre doação de cestas básicas, reconstrução de casas e de estradas que ligam as comunidades indígenas às rodovias. Muitas aldeias e estradas foram afetadas pelos temporais que afetaram os municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia. Além disso, conseguimos que a Sepromi fizesse o reconhecimento aéreo das nossas comunidades indígenas para diagnosticar, com mais precisão, a extensão dos danos causados, com objetivo de adotar as medidas necessárias para reduzir os impactos causados ao nosso povo”, enfatizou Cláudio Magalhães.

Na manhã desta segunda-feira (03), Cláudio Magalhães participa de reunião com representantes do alto comissariado da Comunidade Europeia da Cáritas Internacional, Cáritas Brasileira e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para pedir apoio às comunidades impactadas pelas chuvas que atingiram Ilhéus e região.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox