Segurança do Trabalho do Hospital Regional Costa do Cacau mantém rotina de treinamentos para enfrentamento a Covid-19

0
66

Mesmo com a queda dos índices de contaminação pela variante Ômicron da Covid-19 na Bahia, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, tem mantido uma rotina de treinamentos para prevenir a contaminação do coronavírus na unidade.

Dentre essas ações para evitar o contágio da Covid-19, o SESMT formulou uma orientação mais específica, conceituada teoricamente e aplicada na prática, com a abordagem do tema: “Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde – Orientações para o enfrentamento e cuidados ao Covid-19”. Profissionais dos mais variados setores do hospital  passam por essa capacitação.

Kaliandra Sales, técnica de segurança do trabalho (TST), ressalta que o treinamento reforça as boas práticas para o controle de transmissão do coronavírus. “Orientamos para higienização das mãos com água e sabão e uso do álcool 70%, bem como a utilização adequada dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e os cuidados com o seu manuseio para evitar a contaminação pelo vírus”, disse.

A técnica lembra ainda que “também é importante alertar para o não compartilhamento dos objetos pessoais de trabalho, os usos de adornos, como brincos, anéis e outros. Além disso, apresentamos como se deve dar o fluxo de colaboradores com suspeita de síndromes gripais, ainda falamos sobre as medidas de proteção e prevenção da Covid-19”, concluiu.

De acordo com a engenheira do Trabalho Bruna Sobral, coordenadora do SESMT, todas as atividades são realizadas conforme legislação vigente. “Atendemos as normas, orientações e portarias estabelecidas pelos ministérios do Trabalho e Previdência e da Saúde, também da Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Temos aqui, uma equipe qualificada para a aplicação desses treinamentos”, enfatizou.

Publique seu comentário