secom bahia prefeitura ilheus pmi


Hospital Regional Costa do Cacau amplia Programas de Residência Médica com alto nível de excelência

0
458

A área de educação médica em regime de especialização, sob a forma de Residência Médica, passa por ampliação, durante este ano, no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus.

Em 2021, a unidade implantou os programas de Clínica Médica e Cirurgia Geral, respectivamente, com duração de dois e três anos. No último dia 1º de março, as residências que estão em curso receberem a segunda turma e o primeiro grupo de residentes passaram para o segundo ano de suas atividades.

Importante destacar que a Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação sob a forma de especialização, e funciona em instituições de saúde equipadas com tecnologia de ponta e que possuam profissionais médicos de elevada qualificação e ainda com capacitação avançada em ensino e pesquisa.

De acordo com a médica pneumologista Rosângela Melo, diretora técnica do HRCC, o hospital está instalando agora, com o concurso ocorrendo no edital SUS Bahia 2022/2, a primeira turma do programa de Terapia Intensiva, com duração de três anos. “Esse programa vai oferecer assim como outros dois, duas vagas por ano, formando nas áreas citadas”, disse.

Rosângela Melo ressalta que a Residência Médica é o padrão ouro na formação de especialistas médicos no Brasil. “O Hospital Regional Costa do Cacau vem mostrando, com implantação de novas especialidades, a sua vocação de centro formador de profissionais de elevada qualidade e comprometimento, com atendimento de excelência aos usuários do SUS”, destacou.

“Todos os nossos programas foram visitados e autorizados pela Comissão Nacional de Residência Médica, isso é uma grande satisfação. O empenho do corpo clínico na assistência a esses jovens médicos é realmente notável. Todos estão bastante empenhados para que a formação aconteça da melhor forma. O grupo de preceptores é formado por especialistas, mestres e doutores nas áreas específicas, muito comprometido com o sucesso do programa”, concluiu.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox