Hospital Regional Costa do Cacau flexibiliza restrições para visitas a pacientes

0
72

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, flexibilizou, na última sexta-feira (11), algumas restrições de visitas a pacientes internados na unidade. A medida foi adotada após atualização da Norma Técnica N° 66, no último dia 04 de março, pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

De acordo com a assistente social Maria Lugiane S. Cunha, coordenadora do Serviço Social, o documento descreve que as unidades devem se organizar e gerenciar o processo de visitação de maneira gradual. “A diretoria técnica do HRCC, em entendimento com a coordenação de enfermagem, estabeleceu inicialmente, alguns regramentos como, por exemplo: paciente que tem acompanhante ainda não terá visita, no entanto, quem não tem companhia volta a ter a direito a um visitante. Lembrando que todas as medidas de prevenção, a exemplo do uso de máscara e álcool gel continuam mantidas”, explicou.

A direção da unidade hospitalar ainda determinou aos setores responsáveis, algumas deliberações como a manutenção da suspensão das visitas na Unidade de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com a continuidade da informação sobre o boletim médico do paciente repassada diariamente pela equipe médica e de psicologia entre 7h e 19h (essa medida está integralmente conforme o que descreve NT 66 COES Sesab).

Já na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral, 1, 2 e 3, será permitido um visitante por paciente, todos os dias das 14h às 14h30min, com permanência máxima de 30 minutos. Na Estabilização, o boletim médico será repassado a partir de 13h e as visitas autorizadas das 14h às 14h30min. Nas Observações da Emergência está permitido um visitante por dia, das 14h30min às 15h, nas Enfermarias das 15h30min às 16h.

O paciente João dos Santos ficou feliz com o retorno da visita. “Entendo que as restrições foram e continuam sendo importantes, mas estou muito contente em saber que terei uma visita, é muito bom ter esse momento com quem amamos e sabemos que todos os cuidados e medidas de prevenção serão mantidas, este hospital é bastante organizado ”, disse.

A indicação referente ao Gripário é que o visitante se dirija, a partir das 13h, ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) para buscar informações. Todas essas orientações foram inseridas em um folder elaborado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), com ampla divulgação na unidade hospitalar.

“Estamos retornando com as visitas, ainda gradativamente, após a atualização da nota técnica. Esse contato é muito importante para a família e o paciente, portanto reforçamos que estamos resguardando todos os cuidados orientados pelas autoridades de saúde para prevenção do contágio da Covid-19”, informou Maria Lugiane S. Cunha, coordenadora do Serviço Social do HRCC.

Publique seu comentário