secom bahia prefeitura ilheus pmi


Centenário do PCdoB: Camaradas de valor e a minha chegada na Câmara de Ilhéus, o primeiro indígena eleito vereador no município

0
785

Por Cláudio Magalhães

No passado, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) contou com importantes conterrâneos sul baianos em suas fileiras, um deles o escritor Jorge Amado, nascido em Itabuna, mas que passou uma parte da sua infância e adolescência em Ilhéus, foi deputado federal (1946-1948) por São Paulo, sendo naquela ocasião, parlamentar constituinte.

O outro que destaco aqui é Nelson Schaun, professor de Língua Portuguesa, jornalista e fundador da Academia de Letras de Ilhéus, em 1959.  Também foi um ilustre militante comunista, “figura marcante em nossa cidade e um educador além do seu tempo”, como descreve a apresentação do livro “Nelson Schaun Merece Um Livro”, escrito por sua sobrinha Maria Schaun.

Com o passar do tempo, no início dos anos 1980, chegaram a Ilhéus dois jovens militantes comunistas para reorganizar o partido na cidade, o fisioterapeuta Gustavo Cezar Milton da Silveira Filho, nosso saudoso Gustavão, e o médico Renan Araújo. Esses dois camaradas ficaram com a tarefa de reconstruir a estrutura partidária do PCdoB ilheense. Enquanto isso, outro camarada importante, Davidson Magalhães cumpria essa missão em Itabuna.

Esses integrantes do PCdoB, junto com Fátima Freire, ajudaram a reorganizar o sindicato dos trabalhadores rurais e pela minha lembrança, também o sindicato dos trabalhadores das indústrias moageiras de cacau, o SindiCacau. Em 1988, Gustavão foi candidato a vereador em Ilhéus, mas um acidente afetou o andamento de sua campanha, não obtendo êxito nas urnas. Naquele mesmo ano, Davidson Magalhães foi eleito vereador em Itabuna.

Em 1992, o PCdoB de Ilhéus elegeu vereador, o sindicalista Bebeto Galvão, atual vice-prefeito do município. No ano de 2000, o partido elege a valorosa camarada Marlúcia Paixão para vereadora, a quem tive a honra de agraciá-la com o título de cidadã ilheense, em 2021.

Mais recentemente, o PCdoB de Ilhéus, esteve sob a presidência do camarada Rodrigo Cardoso, atual membro do comitê estadual do partido. Durante sua liderança em nossa legenda local, conseguimos eleger dois vereadores, em 2012, Dr. Jó e Nerival, este último reeleito em 2016 e hoje ocupa a cadeira em outra sigla. Dr. Jó chegou a ser presidente da Câmara de Ilhéus.

Atualmente, temos o camarada Josenaldo Cerqueira presidindo o partido aqui. Pelo trabalho realizado por todos esses camaradas que estruturam e organizaram o partido, inclusive com a minha militância e do meu querido e combativo irmão, Élvio Magalhães, meu contemporâneo de movimento estudantil, logramos êxito nas eleições 2020 para a Câmara de Ilhéus.

Conseguimos um feito inédito, depois de 520 de “descobrimento” do Brasil, a cidade histórica de Ilhéus, que foi Capitania Hereditária, onde meus antepassados sofreram perseguições e até massacre, elegemos um indígena para o parlamento ilheense. Isso também emana de um resultado das bandeiras do PCdoB, dar voz e vez, representatividade às minorias tão excluídas, em um Brasil profundamente desigual.

Sou filiado ao PCdoB desde 19 anos, fui presidente da Associação de Moradores de Olivença, integrei o movimento estudantil da Fespi, participando ativamente da luta pela estadualização da UESC. Atuei como sindicalista da APPI/APLB e do SINPOJUD.

Hoje dia 25 de março de 2022, neste centenário do meu altivo PCdoB, partido de grandes lutas nesse país, contra a ditadura, a favor das conquistas trabalhistas, pela emancipação das mulheres, na luta antirracista e com a sua atuação mais preciosa: a defesa da democracia, tenho muito orgulho de ocupar, pelo meu partido, uma cadeira no parlamento ilheense.

1..2..3..4, 5 mil e viva ao Partido Comunista do Brasil.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox