
Na tarde desta terça-feira, dia 19 de abril, o vereador Cláudio Magalhães encaminhou à mesa diretora da Câmara de Ilhéus, o Projeto de Lei (PL) que institui e estabelece diretrizes para a política municipal de turismo de base comunitária em Ilhéus.
A proposta apresentada inclui as áreas de interesse turístico na cidade, onde existem povos e comunidades tradicionais como reservas indígenas, comunidades quilombolas, de pescadores, unidades de conservação, favelas com histórico de visitação turística entre outros locais com características específicas nas diretrizes do projeto.
De acordo com Cláudio Magalhães, a atividade comercial do turismo nessas áreas será feita, prioritariamente, na forma da economia solidária, sob regulação da autoridade de turismo competente. “Esses empreendimentos devem se basear na sustentabilidade, promoção da cultura e tradições locais, de economia solidária e promoção da agroecologia”, afirmou.
O vereador ressaltou que organizações produtivas solidárias, informais e comunitárias representam um movimento de resistência ao processo de expansão econômica nos moldes convencionais. “É papel do público incentivar o fomento desses negócios da economia solidária, como forma de oportunidade a novos negócios nesse locais”, destacou.
“Com a aprovação deste projeto, a cidade de Ilhéus, com toda sua diversidade cultural, ambiental e étnica, irá contribuir para a geração de trabalho, organização e fortalecimento das economias nas comunidades locais. “Esta proposta pretende ampliar a geração de emprego e renda, fatores fundamentais para o desenvolvimento dessas comunidades. Peço aos colegas que ajudem na aprovação dessa importante PL”, concluiu Cláudio Magalhães.
(73) 99982-9064







