secom bahia prefeitura ilheus pmi


Ilhéus: Vereadores reverenciam dia dos povos indígenas e saúdam povo Tupinambá em nome de Cláudio Magalhães

0
390

Foto de arquivo durante manifestação contra PL 490 – Marco Temporal, em Olivença.

A abertura da 21ª sessão de 2022 da Câmara de Ilhéus realizada nesta terça-feira, dia 19 de abril, iniciou com o presidente da casa, Jerbson Moraes (PSD), parabenizando seu colega vereador Cláudio Magalhães (PCdoB) pelo dia dos povos indígenas do Brasil. “Hoje é um dia para refletir. Eu posso falar todo sofrimento dos índios que aqui já estavam quando os portugueses chegaram. Indígenas oprimidos, mortos, perderam seu território e vivem até hoje lutando para mostrar a importância de sua existência e que estavam aqui antes de qualquer outra pessoa chegar” disse Jerbson Moraes.

Na sequência do seu discurso, o presidente da câmara, enfatizou que o Brasil já estava habitado por indígenas e ressaltou que, apesar dos ataques sofridos, os povos indígenas marcaram culturalmente o país. “Para que a gente possa efetivamente valorizar tudo de positivo que os índios trouxeram para nós: a cultura, culinária preservação do meio ambiente e que hoje ainda lutam para que a mata seja preservada”, complementou.

“Então, queria iniciar a sessão ressaltando esse meu respeito por todos os índios brasileiros, por tudo que representam para o nosso país. Na verdade, vocês são a identidade desse país. Parabéns, Cláudio por estar aqui nessa mostrando seu trabalho e fazendo a diferença nessa casa, também por representar os indígenas de Ilhéus, da Bahia e do Brasil. Em seu nome, eu parabenizo todos os Tupinambás de Olivença e os índios do nosso país”, concluiu seu discurso Jerbson Moraes na abertura da sessão plenária.

Em seguida, o vereador Cláudio Magalhães, o primeiro indígena eleito vereador no município de Ilhéus, fez uma oração do século XVI do seu povo. Após este rito, o edil se pronunciou durante o pequeno expediente e lembrou que no próximo dia 28 de abril terá uma audiência pública sobre os povos indígenas. “Vamos aproveitar essa sessão e anunciar a aprovar dois projetos que encaminhei com o objetivo de fortalecimento as economias das comunidades”, ressaltou.

“Precisamos ter esse olhar que todo dia é dia do índio. Então, quero reforçar à necessidade de que políticas públicas cheguem até a esses povos originários, povos indígenas que estão espalhados em todo o Brasil, sofrendo por conta de um atual governo federal que não se ajusta bem as diferenças”, concluiu Cláudio Magalhães.

A vereadora Enilda Mendonça (PT) se manifestou parabenizando Cláudio Magalhães e afirmando que “apoiar a luta do povo Tupinambá é quando a gente apoia de fato a demarcação do território indígena do povo Tupinambá. Meu grande abraço a todos os Tupinambás de Olivença”.

O vereador Augustão (PT) disse “em nome de Cláudio quero parabenizar todas as tribos indígenas aqui da nossa região e mais vez me colocar à disposição para a luta indígena. Como sempre e vamos permanecer. Conte comigo, sempre que necessitar. Estamos aqui para fortalecer essa luta”.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox