secom bahia prefeitura ilheus pmi


Núcleo de Segurança do Hospital Regional Costa do Cacau reforça orientações sobre prevenção de queda do paciente

0
248

Profissionais de equipes multidisciplinares do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, participaram de uma atividade para reforçar orientações sobre prevenção de queda do paciente, conforme protocolo estabelecido pela unidade. A ação coordenada pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) integra a campanha “Abril pela Segurança do Paciente”, que tem como objetivo conscientizar sobre a adoção de práticas seguras em serviços de saúde.

A enfermeira Adriana Santos, coordenadora do NSP do HRCC, lembra que as quedas podem agravar o quadro de saúde paciente, ocasionar complicações, prolongar o período de internação, causar danos permanentes, entre outras situações adversas. “Precisamos estar atentos e prevenir esta e outras ocorrências. Garantir a segurança do paciente, não é um dever apenas da enfermagem e sim de todos em uma unidade hospitalar”, afirmou.

“Por este motivo, nós organizamos os membros da comissão do NSP, divididos em grupos e visitamos a emergência, ambulatório, enfermarias, unidade de terapia intensiva, entre outros setores para reforçar com nossos colegas e acompanhantes sobre as orientações que resguardam a segurança do paciente, nesta ação especificamente, a prevenção de quedas”, complementou Adriana Santos.

A enfermeira reforça que é preciso ter uma atenção especial com pacientes com risco de queda. “Temos que observar com precisão aqueles com histórico de quedas, pessoas com mobilidade reduzida, idosos e crianças, pacientes que usam determinados tipos de medicamentos, portadores de doenças que afetam a visão, a força muscular, a coordenação motora e outras questões que se enquadrem como potenciais geradores de risco de queda”, assegurou.

Por fim, a coordenadora do NSP indicou ações que podem prevenir quedas. “É preciso seguir as orientações repassadas pela equipe de enfermagem, relatar quedas anteriores, acender a luz de cabeceira para ir ao banheiro, o banho deve ser supervisionado pela enfermagem, atentar para calçados antiderrapantes. O acompanhante não deve se ausentar sem avisar a enfermagem, não deve deixar o paciente sozinho, deve acompanhar o paciente até o banheiro, principalmente à noite. Também solicitar ajuda da enfermagem para a troca de fraldas e mobilização do paciente, além manter as grades de proteção do leito levantadas”, concluiu.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox