secom bahia prefeitura ilheus pmi


Espetáculo produzido em Ilhéus é indicado ao prêmio Braskem de Teatro

0
322
Naiara Gramacho manipula figuras para o espetaculo_foto Mariana Cabral

O espetáculo de teatro de sombras “Um corpo de palavras”, da multiartista, Naiara Gramacho, foi indicado à categoria  infanto-juvenil do Prêmio Braskem de Teatro, o maior da Bahia. A premiação acontece no dia 18 de maio, no Teatro Castro Alves, em Salvador.

Estreado em abril de 2021, no Youtube, o espetáculo conta a história de uma menina chamada Paula, cujo corpo se cobria de palavras sempre que ouvia, dos adultos, rótulos e julgamentos que diziam quem ela era ou deveria ser. O texto pretende levar a reflexão sobre o poder das palavras-rótulos que são usadas desde a mais tenra infância, para julgar as crianças como “birrentas, chatas, teimosas, boas ou más”, de forma a conduzir o olhar delas sobre elas mesmas durante toda a vida. Por isso, “Um corpo de palavras” é um espetáculo voltado para toda a família.

Repleto de dança e música e utiliza da linguagem do teatro de sombras e do teatro de animação, fazendo uso de retroprojetores que projetam as figuras e cenários em uma tela, o que gera interação dos atores com a projeção.

Para Naiara, ver esse espetáculo produzido em Ilhéus ganhar novos horizontes, alcançar novos públicos e levar a mensagem de transformação para tantas pessoas, traz um misto de emoções. “Celebro essa indicação com muita alegria, porque foi fruto de um trabalho lindo feito com mães e crianças, em plena pandemia. Montar um espetáculo com crianças fazendo parte do processo foi um grande desafio, mas também uma satisfação imensa ver que também foi possível ter os pequenos inseridos no processo e não apenas como espectadores. Foi possível, mesmo imersas nos desafios da maternidade e da pandemia, nos unirmos para realizar esse espetáculo”, comemora Naiara, que assina o texto, a  direção e a coordenação de produção do espetáculo.

Ela explica que a história surgiu a partir de muitas inquietações e que, logo no início da pandemia da Covid-19, chegou em sua mente com início, meio e fim, transformando-se rapidamente no que seria o texto para teatro. Com apoio financeiro do Estado da Bahia, com recursos do Programa Aldir Blanc Bahia, via Lei Federal Aldir Blanc, “Um corpo de palavras” foi montado contando com a atuação e a manipulação de figuras da atriz Driely Alves, narração de Brisa Morena, fotografia e gravação em vídeo de Mariana Cabral, vozes de Márcia Mascarenhas e Pedro Albuquerque, sonoplastia de Eli Arruda, produção das figuras da artista plástica Olga Gómez e comunicação de Tacila Mendes e Valdiná Guerra.

Sobre Naiara Gramacho – Graduada em Arquitetura e Urbanismo, é atriz, diretora, musicista, cenógrafa, ilustradora, cantora e compositora. Possui formação técnica em Piano desde 2006, e pós-graduação em Gestão Cultural pela UESC. Tocou em bandas como Didá e Universo Groove Cênico. Cantou nas bandas Universo Groove Cênico e Verbo e Juízo e hoje segue carreira musical independente. Ingressou na companhia A RODA, de teatro de bonecos, como atriz manipuladora em 2012, onde permaneceu até 2017. Participou ainda do Palco Giratório, do SESC, com a mesma companhia. Também se capacitou na área técnica, como cenografia, iluminação, gravação e mixagem de som, que a levou a trabalhar no Teatro Castro Alves na função de administradora de palco.  Produziu e ministrou a oficina de teatro de sombras para mulheres, intitulada “Mulheres na Luz”, por meio do edital Cultura Livre em 2018, em Ilhéus. Dirigiu, montou e apresentou histórias curtas contadas numa caixa de teatro de sombras, em Ilhéus, em 2018. Dirigiu, montou e apresentou o espetáculo “La Loba” em Ilhéus, em 2019, de forma independente, com participantes oriundas (em sua maioria) da oficina “Mulheres na Luz”. Em 2019 e 2020, montou e apresentou o espetáculo “Na sombra da poesia”, para crianças e adultos em Ilhéus. Em 2020, ilustrou o livro infantil “O trenzinho” e o livro “Revoltas Populares no Cordel”. Mais informações podem ser acessadas em @naiaragramacho.arte

Crédito das imagens: Mariana Cabral.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox