Rotary Club de Itabuna e prefeitura entregam CREADH reformado

0
21
Em solenidade que aconteceu na tarde da última quinta-feira (09), o Rotary Club de Itabuna e a Prefeitura Municipal fizeram a entrega das novas instalações do Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano – CREADH, que fica nas dependências do clube e possui convênio com o município desde 2003. O investimento do Rotary para execução da obra foi de mais de 120 mil reais, e após mais de um ano, foi concluída.
O CREADH foi modernizado passando por requalificação completa. O governador do Rotary 2019-20 Paulo Pereira, que esteve na linha de frente da reforma, destacou que o serviço foi feito com muito carinho e pontuou as importantes mudanças trazidas. “A rampa de acesso ao imóvel não era adequada e hoje temos uma rampa de acessibilidade projetada cuidadosamente por arquitetos. A caixa d’água tinha capacidade de 10 mil litros e construímos uma com capacidade de 40 mil. Mudanças que promoveram dignidade aos funcionários e aos usuários”, relatou.
O local ganhou, além da nova rampa de acesso, salas mais confortáveis, pintura em todo o local, um novo piso e revestimentos, passou por reforma geral na elétrica que inclui substituição de bocais e lâmpadas. Foi priorizada também a parte hidráulica e houve retirada de infiltrações, entre outros benefícios. O CREADH presta atendimento humanizado e multidisciplinar – por lá atuam psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, neurologistas, gastroenterologistas e fonoaudiólogos. São recebidos para reabilitação cadeirantes, pessoas amputadas ou que tiveram sequelas de AVC.
De acordo com Lívia Mendes, secretária de Saúde, foi possível realizar as adequações sem interromper o atendimento, contemplando uma área por vez. Ela informou ainda que após a modernização, o CREADH será habilitado para tornar-se Centro Especializado em Reabilitação – CER II sendo feito ali o atendimento a pacientes com diagnostico de autismo. O equipamento, que presta assistência ao público de Itabuna e mais 33 cidades através da pactuação com o SUS, faz 1.300 atendimentos por mês. Agora, com um ambiente adequado e bem localizado, vai trazer conforto aos pacientes que ali frequentam diariamente.
Durante a entrega, o prefeito Augusto lembrou a importância do local como referência em atendimentos de baixa e alta complexidade essenciais na vida das pessoas, sejam elas crianças, adolescentes, adultos ou idosos e agradeceu a parceria com o clube de serviço. “Sabemos da importância do Rotary no mundo. O trabalho social que fazem muda a vida das pessoas e o Rotary é uma entidade sempre presente na vida da cidade”, reconheceu.
O presidente do Rotary Club de Itabuna, Diogo Matheus Rodrigues, não pode comparecer e foi representado pelo vice presidente Luís Coelho, governador do Rotary 2009-10 que parabenizou a equipe pelas novas instalações e lembrou o lema da instituição que é “dar de si antes de pensar em si”, colocando-a mais uma vez à disposição do município. “Estaremos sempre disponíveis para servir da melhor forma à comunidade, sempre de portas abertas para as parcerias no sentido de entregar um serviço pleno à população”, afirmou.
Prestigiaram ainda a inauguração os associados e o presidente eleito para 2022-23 do clube itabunense Cláudio Vitor Santana, o secretário de Educação Josué Brandão Júnior, a secretária de Assistência Social Andréa Castro, a sub secretária de Saúde Lânia Peixoto e membros do governo municipal, além de representantes da AGP – Associação Grapiúna do Paraplégico.

Publique seu comentário