secom bahia prefeitura ilheus pmi


Hospital Regional Costa do Cacau intensifica ações durante a Semana Nacional do Doador de Sangue

0
303

Durante a semana passada, a Agência Transfusional (AT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), Ilhéus, intensificou suas ações referentes à Semana Nacional do Doador de Sangue, que acontece em diversos estabelecimentos de saúde no Brasil, entre os dias 21 e 26 de novembro.

Além de ampliar a busca na captação de doadores, a AT da unidade hospitalar realizou diversas orientações sobre o tema nos leitos do hospital, durante este período de campanha. Na última sexta-feira, dia 25, data de comemoração em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue aconteceu uma palestra para pacientes e acompanhantes na sala de espera do Ambulatório do HRCC.

De acordo com a farmacêutica bioquímica, Fraana Andrade, coordenadora operacional da AT e palestrante nas apresentações, essas ações visam destacar a importância da doação de sangue, ato que classifica como responsável pela salvação de milhares de vidas. “Precisamos sempre esclarecer à população sobre a importância desta atitude tão nobre”, destacou.

Fraana Andrade também ressaltou a homenagem realizada aos doadores de sangue, no dia 25. “É de suma importância homenagear a todos os doadores de sangue e encorajar quem ainda não doou. No Brasil, apenas 1,8% da população é doador fidelizado, o que está abaixo do que orienta a Organização Mundial de Saúde (OMS). Temos muito ainda o que avançar em informação e intensificação de campanhas de Doação de Sangue”, pontuou.

O médico Alfredo Boa Sorte Júnior, responsável técnico pela AT do HRCC, alerta que a demanda tem aumentado nas últimas semanas, principalmente para pacientes renais crônicos internados e pacientes cirúrgicos, de diversas patologias, atendidos no hospital. “Precisamos realizar este trabalho contínuo de captação de doadores intra-hospitalar, conscientizando os familiares dos pacientes, sensibilizando sobre a importância do ato de doar sangue, para que os estoques se mantenham seguros”, afirmou.

Locais de doação sangue

Ilhéus: Banco de Sangue de Ilhéus, no Hospital São José – Rua Dom Manuel Paiva, Ladeira do Café, 226, bairro Teresópolis – Ilhéus / BA. Telefone: (73) 3234-5774.

Itabuna: Banco de Sangue do Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna – Rua Antônio Muniz, 200 (Prédio Anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho), bairro Pontalzinho – Itabuna / BA. Telefones: (73) 3214-9126 / 9127 / 9154.

Critérios para doação de sangue – De acordo com informações da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox