secom bahia prefeitura ilheus pmi


PCdoB / Ilhéus – Nota de apoio e solidariedade à família do professor Bernard Herman Hess

1
916

O Diretório do Partido Comunista do Brasil, em Ilhéus – Bahia, vem a público manifestar total apoio e solidariedade à família do professor Bernard Herman Hess, da Universidade de Brasília (UnB), vítima de latrocínio no sábado, dia 14 de janeiro de 2023, na feira de produtos orgânicos na Avenida Dois de Julho, Centro de Ilhéus.

O professor veio a óbito na última segunda-feira, dia 16 de janeiro de 2023, após três dias internado na UTI do Hospital Regional Costa do Cacau. Diante do caso, o PCdoB de Ilhéus ratifica a solicitação da deputada estadual Olívia Santana, que enviou ofício à Secretária de Segurança Pública (SSP-BA) pedindo providências para elucidação desse latrocínio.

Nesse sentido, o diretório partidário local afirma sua solidariedade com a família e entende como justas as ponderações de familiares sobre o infeliz e lamentável ocorrido. Registramos aqui, a questão da falta de segurança em uma localidade central de Ilhéus, ponto de circulação entre moradores e turistas, agravado esse latrocínio por ter acontecido pelo período da manhã.

Outro ponto levantado, está o período de chegada do SAMU, cerca de 40 minutos, segundo relatos de quem presenciou o acolhimento do paciente para transporte ao hospital. Entendemos que por questões de logísticas a espera pode se estender, mas pontuamos que cada segundo que se passa pode ser fatal para quem está em estado gravíssimo.

Ainda, evidenciamos aqui o relato de familiares e amigos de Bernard Herman Hess, sobre a alegada demora de liberação do corpo, dependendo da ação da perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Polícia Civil de Ilhéus. Informamos também que o velório do professor da UnB acontece nesta quarta-feira, dia 18 de janeiro de 2023, registramos aqui que o corpo foi liberado pelo DPT na terça-feira, dia 17 de janeiro de 2023.

Diante da inesperada partida de Bernard Herman Hess, aproveitamos a ocasião para exaltar a memória deste adorável e competente professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina da UnB e pesquisador do Grupo de pesquisa “Literatura e Modernidade Periférica”. Formado em Letras pela Universidade Federal de Viçosa, em 1996, mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, em 2000, e doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília, 2006, foi ainda consultor do Ministério da Educação.

Na década de 1990, Bernard Herman Hess foi filiado ao PCdoB, e atualmente estava no Partido Comunista Brasileiro (PCB). Considerado um grande intelectual, escritor e pessoa humana, comprometido com diversas causas sociais. Contribuiu de forma efetiva para formação de inúmeros cidadãos brasileiros, do campo e da cidade.

Por fim, pedimos às autoridades competentes a resolução do caso e clamamos por justiça diante da morte do camarada professor Bernard Herman Hess.

Ilhéus, 18 de janeiro de 2023.

Diretório Municipal – PCdoB, Ilhéus/BA.

 

 

1 comment

  1. Elane 18 janeiro, 2023 at 20:08 Responder

    O serviço ineficiente do SAMU em Ilhéus é reincidente e cada vez mais grave.
    Nesse caso do professor houve a demora, 40min é muito tempo numa situação de emergência.
    Quem sabe se a vida dele não teria sido salva se atendido a tempo?
    Fora os inúmeros casos que o SAMU de Ilhéus não faz o socorro “por falta de carro”, é o que sempre dizem.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox