secom bahia prefeitura ilheus pmi


Prontuário afetivo aplicado no Hospital Regional Costa do Cacau amplia atendimento humanizado para pacientes em cuidados paliativos

0
389

A Comissão de Cuidados Paliativos (CCPali) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, é formada por um grupo multiprofissional, de médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, voltado para dar suporte aos pacientes em cuidados paliativos e aos seus acompanhantes.

O objetivo principal das equipes assistenciais que atuam especificamente nesse tipo de atendimento é a melhoria da qualidade de vida do paciente assistido e de seus familiares. Um desses instrumentos para reforçar o acolhimento mais humanizado é a aplicação do prontuário afetivo.

A enfermeira Adriana Santos, coordenadora da Ala B do piso térreo da unidade, setor prioritário para acolhimento em cuidados paliativos, ressalta a importância de reforçar o vínculo com o paciente e seus familiares. “No prontuário afetivo, levantamos informações sobre animal de estimação, o apelido, o time do coração, uma comida que o paciente mais gosta. Fazemos todo esse o trabalho voltado para reforçar humanização em nosso acolhimento”, pontuou.

“Além disso, nós colocamos as visitas com a duração um pouco mais estendida para o paciente que passa por cuidados paliativos. Solicitamos o apoio ao Serviço Social e conseguimos organizar para que esse acolhido receba visita mais de uma pessoa por dia”, complementou.

Ela ainda explica que tudo ocorre conforme os protocolos de segurança sanitária. “No caso, uma família um pouco maior, que quer vir a mãe, o pai, mais um irmão, por conta da Covid a gente acaba limitando o tempo, a 10 minutos para cada. Sai um visitante e entra o outro, com todos os cuidados, com máscara de proteção, tudo de forma segura e garantindo esse atendimento mais humanizado”, destacou.

O enfermeiro Názio Santana, presidente da CCPali do HRCC, ressalta a relação entre a comissão do hospital e o Núcleo de Cuidados Paliativos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). “Nós recebemos um apoio muito importante da médica paliativista, Dra. Karoline Apolônia, da Sesab, com orientações e o suporte necessário. Ainda temos na unidade, o importante trabalho Dra. Ana Carla, médica do HRCC, da enfermeira Adriana e de toda a equipe que dá suporte aos pacientes em cuidados paliativos”, afirmou.

Nadja Batista, filha de um paciente, deixou registrado um elogio ao trabalho realizado na Ala B térreo do HRCC. “Venho por meio desse relato, dar os parabéns a sra. Cláudia da limpeza, a sra. Rebeca do refeitório. Todos da equipe do setor de enfermagem estão de parabéns pelo carinho, pelos pacientes e acompanhantes. Sra. Eliane da rouparia, muito prestativa. Parabéns a todos da equipe do térreo ala B. Deus abençoe”, escreveu.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox