secom bahia prefeitura ilheus pmi


Sinpojud e demais entidades sindicais convocam servidores públicos para ato unificado dia 16/05

0
186

O Sinpojud e representantes sindicais de diversas categorias do funcionalismo público estadual se reuniram na manhã desta terça-feira (09) na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (AFPEB), para discutir o reajuste salarial de 4% e os demais projetos enviados à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Ao todo comparecerem mais de 17 entidades e aproximadamente mais de 60 dirigentes sindicais.

Durante a plenária, os sindicalistas definiram para 16 de maio o Dia de Luta Unificada do Servidor Público da Bahia. As entidades sindicais devem convocar seus filiados para participar da mobilização, que será realizada na ALBA, a partir das 9h.

Para o presidente do Sinpojud, Manuel Suzart, o momento deve ser de unidade entre os trabalhadores. “É fundamental que os servidores do serviço público se unam nessa luta por um reajuste linear digno. Só com essa unidade teremos força e seremos ouvidos para alcançar a recomposição dos nossos salários, que estão defasados. É importante que os servidores ativos e aposentados estejam presentes nessa mobilização. Vamos mostrar ao governador que trabalhador unido, jamais será vencido”, finaliza Suzart.

A reunião também contou com a presença da diretora de Finanças e Convênios do Sinpojud, Maria José Silva e dos diretores de Formação Sindical e de Comunicação, Robertoni Mercês e Tiago Pascoal, respectivamente.

Articulação na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA)

Destaca-se que um dia antes (08), o Presidente Manuel Suzart, já havia representado o Sinpojud em uma reunião na ALBA com a presidenta da Comissão de Educação, Cultura, Ciências e Tecnologia e Serviços Públicos, deputada estadual Olívia Santana (PCdoB). Na pauta, a busca de uma interlocução política para discutir os projetos enviados à Casa pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).

No encontro, representantes da FESPEBAHIA e dirigentes do Sindsaúde, Aduneb, APLB-Sindicato e Sindsefaz mostraram unidade nos discursos, especialmente sobre a falta de diálogo do governo com os sindicatos que representam as diversas categorias do serviço público. Também criticaram o baixo percentual de reajuste salarial (4%), o aumento da contribuição ao Planserv, a ausência de manifestação sobre o auxílio-alimentação e a situação dos aposentados.

Durante a reunião, outros parlamentares do PCdoB compareceram e Olivia Santana se comprometeu a buscar diálogo com o líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT) e com Jerônimo Rodrigues. A parlamentar vai apresentar os pontos colocados pelas lideranças e, depois, dará retorno ao movimento sobre uma nova reunião antes da votação das matérias.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox