super blogs


UBM Ilhéus manifesta repúdio diante de casos recentes de violência contra a mulher

0
631

UNIÃO BRASILEIRA DE MULHERES – ILHÉUS/BA

Nota Pública em referência aos casos recentes de violência contra a Mulher em Ilhéus e região em especial a Agressão física cometida contra sua esposa pelo Secretário Municipal de Turismo Fábio Manzi Júnior do município de Ilhéus – BA

Diante dos episódios recentes de diversos tipos de violência contra mulheres ocorridos em nossa cidade e na região, a da União Brasileira de Mulheres (UBM) Ilhéus-Ba vem a público manifestar-se.

Após uma intensa agenda de campanhas, motivadas pelo “Agosto Lilás”, onde comemora-se o aniversário da Lei nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha, que esse ano completou 17 anos, ironicamente Ilhéus e região passa por uma sucessão de casos de violências contra mulheres, casos esses que vieram a público através de vários veículos de comunicação. A ironia se dá justamente pela repercussão e fio de esperança que foi gerado nas mulheres ilheenses, por parte das novas formas de combater essas inúmeras violência que nós mulheres passamos em nosso dia a dia e maiores comprometimentos com as pautas que envolvem a nossa vida. Casos que envolvem a saúde mental das mulheres, com possíveis violências psicológicas, caso de feminicídio, e um estarrecedor caso de agressão física cometida por homens em que o mínimo de decoro deveria ser exigida, um ex secretário de município e um atual secretário.

Fábio Manzi Júnior, atual secretário de turismo do município de Ilhéus – Ba, cometeu um ato de agressão contra sua esposa no último dia 14 de setembro, onde a mesma prontamente prestou queixa à polícia. Ele foi preso e já está solto e a vítima com medida protetiva. A justiça segue seus procedimentos legais, porém o que indigna esse movimento social e as mulheres de nossa cidade é a inércia do Prefeito Mario Alexandre, que não se pronuncia e nem toma uma atitude.

Exigimos uma resposta diante desse caso, teremos em nossa gestão municipal um agressor de mulheres? Enquanto sociedade civil organizada, onde nosso trabalho é enfrentar as desigualdades de gênero e combater a violência contra a mulher, não nos calaremos e cobramos efetivas ações diante do caso. Exoneração Imediata, é o mínimo que se espera. Ao termos em nossa cidade uma Secretaria Municipal dos Direitos das Mulheres, criada recentemente sob forte articulação da Deputada Estadual Soane Galvão, Presidente da Comissão das Mulheres na Assembleia Legislativa da Bahia, que tem trazido esse debate para Ilhéus com muita dedicação, acreditamos que um posicionamento mais efetivo deve ser dado.

Diante dos compromissos feitos pela recém- secretária Carla Serafim e pela Deputada Soane Galvão, imaginamos suas indignações e pedimos que as mesmas se pronunciem, e utilizem dos espaços que a elas são concedidos para que se somem a nós na exigência da exoneração do então Secretário de Turismo de Ilhéus Fábio Manzi Júnior.

Não podemos deixar fatos como esse passar sem não nos pronunciarmos, frisamos que estamos atentas a todas as questões que possam ferir as mulheres.

Nos solidarizamos com as vítimas e reafirmamos nosso compromisso com a luta em defesa e pelos direitos das mulheres.
Esperamos que todas as medidas necessárias sejam tomadas e que fatos como esse jamais se repitam.

União Brasileira da Mulheres (UBM)
Ilhéus – Ba
21 de setembro de 2023

Publique seu comentário

WordPress Lightbox