secom bahia prefeitura ilheus pmi


Hospital Regional Costa do Cacau reconhece importância da campanha de cadastro para novos doadores de medula óssea

0
374

Na última sexta-feira (22), profissionais da Agência Transfusional (AT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), de Ilhéus, prestigiaram a campanha de cadastro “Você é minha Esperança” para novos doadores de medula óssea, realizada na Loja Maçônica Vigilância e Resistência, localizada da Avenida Itabuna, nº 630, em Ilhéus.

A ação foi promovida pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), entidade vinculada à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com a ONG Enaultinho Rocha. O evento que encerrou no sábado (23), ainda contou com apoio da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus, entre outras entidades locais.

No primeiro dia da campanha, o médico Alfredo Boa Sorte Júnior, a farmacêutica bioquímica Fraana Andrade e a enfermeira Marcele Lopes, integrantes da AT do HRCC, estiveram presentes na atividade e ressaltaram a importância da inclusão de mais pessoas no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Na avaliação dos referidos profissionais da saúde, quanto mais cadastrados no Redome, maiores são as chances daqueles que aguardam pelo transplante de medula óssea encontrarem doadores compatíveis para a realização dos seus procedimentos cirúrgicos. Além disso, ressaltaram como fundamentais as campanhas de incentivo e recrutamento de doadores.

Eunalt Rocha, presidente da ONG Enaultinho Rocha, comemorou os cadastrados no Redome durante a campanha. “Agradeço todos os dias por ter uma equipe tão engajada, produtiva, capaz de transformar a sua própria realidade. Não teríamos resultados tão surpreendentes e únicos, se não fosse por essa equipe tão valiosa e única. 234 novos cadastros de futuros doadores de medula óssea. Sempre para frente e disponível. Obrigado”, declarou.

Dia Mundial do Doador de Medula Óssea

De acordo com informações disponíveis no site do Redome/Inca, o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea – World Marrow Donor Day (WMDD) – tem como objetivo a conscientização sobre a doação de medula óssea e acontece no terceiro sábado de setembro de cada ano.

A data foi criada, em 2015, pela World Marrow Donor Association (WMDA), associação mundial que reúne os registros de doadores de medula óssea, totalizando mais de 41 milhões de doadores em todo o mundo, informa o conteúdo do texto publicado no site da Redome/Inca.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox