secom bahia


Profissionais da Saúde participam de curso de Libras para melhorar atendimento aos surdos em Ilhéus

0
192

O secretário Eduardo Nora destacou que a iniciativa possui grande relevância social

A Prefeitura de Ilhéus, em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), está oferecendo aos profissionais da assistência em Saúde curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), a fim de qualificar o atendimento à população surda do município. A capacitação teve início na quarta-feira (27), no auditório da Secretaria de Saúde (Sesau).

Conforme Wolney Almeida, pós-doutor em Educação Especial e intérprete de Libras, “fazemos parte de um projeto de iniciação científica com alunos do curso de Medicina da UESC. Essa ação culmina nesse projeto, uma vez que oferece formação para qualificar o atendimento à saúde. É importante que a Língua de Sinais seja reconhecida e implementada, a fim de assegurar inclusão e acessibilidade de comunicação para as pessoas surdas em todos os espaços”, explicou.

Os profissionais que participam deste curso aprenderão a receber o paciente surdo nas unidades de saúde do município, compreendendo seus anseios e necessidades. Eduardo Nora, titular da Sesau, destacou que a iniciativa possui grande relevância social e representa um avanço na oferta de serviços públicos de qualidade.

“Queremos que o paciente se sinta muito mais acolhido. E dentro da nossa proposta, a UESC chega com uma abordagem extremamente importante, através da garantia de direitos e inclusão. A gestão do prefeito Mário Alexandre tem buscado ampliar o atendimento na rede, promovendo maior interação entre os profissionais de saúde e a comunidade”.

O curso visa compartilhar conhecimento e romper o isolamento da comunicação e a exclusão das pessoas surdas no âmbito do Município de Ilhéus.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox