secom bahia prefeitura ilheus pmi


Grupo Brasileiro encerra etapa do Programa Lidera, que certifica e promove colaboradores

0
197

O Grupo Brasileiro, líder em ramo de transportes, em parceria com o Sest Senat Salvador, desenvolveu, desde o início do ano, o Programa Lidera, com o objetivo de capacitar e preparar os funcionários para avançarem em suas carreiras dentro da empresa. A primeira equipe selecionada encerrou o processo de capacitação com excelentes resultados. A entrega dos certificados de participação no programa ocorreu na quinta-feira, dia 28, na sede do Grupo, em Itabuna, e em Petrópolis – RJ.

Com duração de oito meses, 104 horas de formação e quatro encontros presenciais, o Lidera proporcionou projetos de intervenção realizados pelos participantes nas áreas de T&D (treinamento e desenvolvimento de pessoas), Saúde e Bem-Estar na Empresa, Satisfação do Cliente e Tecnologia e Inovação.

Incentivadora dos programas de capacitação, a diretora de Desenvolvimento do Grupo Brasileiro, Elaine Carletto, declarou estar “entusiasmada com esta iniciativa e acreditamos que ela contribuirá significativamente para o crescimento de nossos colaboradores e, consequentemente, para o sucesso contínuo do Grupo”, integrado pelas empresas Rota Transportes, Cidade Sol, Expresso Brasileiro, Cidade Real e Viametro Transportes Urbanos.

Por sua vez, a coordenadora corporativa de Gestão de Pessoas, Jaciara Santos, afirmou que o Grupo tem o compromisso “de investir em nosso capital humano e reconhece a importância de proporcionar oportunidades para o crescimento profissional dos colaboradores. O Lidera é uma demonstração concreta do GB em promover o desenvolvimento e a progressão na carreira de nossa equipe”, salientou.

O processo seletivo para o programa contou com mais de 200 inscrições de colaboradores para 40 vagas. Os selecionados começaram, desde fevereiro até o mês de setembro, a participarem de vários cursos de qualificação. E quase 50% dos selecionados foram promovidos durante o percurso do programa.

A trilha pedagógica do Programa Lidera, criado pelo Grupo Brasileiro, em parceria com o Sest Senat, abordou temas relevantes para o desenvolvimento profissional, incluindo autoconhecimento, gestão de pessoas, comunicação eficaz, elaboração de planejamento estratégico no transporte, entre outros. Os cursos foram ministrados em formato híbrido (momentos on-line e presencial), que permitiu aos colaboradores participarem de acordo com suas necessidades e agendas. Conforme Jaciara Santos, as atividades contaram com instrutoras especialistas, em suas respectivas áreas do Sest Senat Salvador: Andreia Sena, Amanda Costa, Carla Rosário e Anajara Sacramento, com a idealização e supervisão da técnica de formação profissional Kelly Vilela.

Satisfação – Na opinião do colaborador Jonathan Santos de Almeida, 24 anos, que participou dessa primeira turma do programa, “o Lidera dá um vasto conhecimento na área de gestão e no desenvolvimento profissional. Durante o curso, fui promovido a encarregado do Centro de Controle Operacional (CCO)”. Ele ingressou na Rota Transportes como Jovem Aprendiz, há cinco anos, e já obteve progressão. ”O Grupo Brasileiro oferece bastante oportunidade de desenvolvimento para os profissionais e é focado na referência em mobilidade”, enfatizou.

Emmerson Oliveira, 21 anos, que estuda Engenharia de Software, está na Rota Transportes há 1 ano e dois meses. “Comecei como estagiário e depois de alguns meses fui efetivado como auxiliar e, mais ou menos, em junho deste ano (durante o Programa Lidera), fui promovido a assistente de TI. Além dessa promoção, as minhas funções no dia a dia também foram modificadas, sai da área de suporte e passei para a área de desenvolvimento da TI”, explicou.

“O programa Lidera me trouxe entendimentos sobre gestão de conflitos, compartilhamento e delegação de demandas, como me unir com outros setores para ampliar a visão e resolução de problemas para o grupo e equilibrar a parte técnica com as soft skills. E me permitiu compreender a necessidade de observar mais o meu time, confiar nos colegas, saber o momento certo de falar e pensar no que falar para agir, justamente, tanto comigo, quanto com o setor”, contou, entusiasmado, o colaborador Emmerson Oliveira.

Outra experiência é a de Leandro Brito, 34 anos, que ingressou na Rota Transportes na função de cobrador, fazendo a linha Buerarema/Vila Brasil (município de Una), no ano de 2008. O estudante de Logística explica que nesses 15 anos, fez muitos cursos pela empresa, “poderia destacar o ISO 9001:2008 e o ISO 9001:2015, porque me tornei auditor interno da qualidade”. Regozijado e agradecido, diz: “Em fevereiro, quando iniciei o Lidera, era almoxarife e, ao finalizar o projeto, fui promovido a encarregado de almoxarifado. São muitos adjetivos, oportunidades, realizações, e costumo falar para as pessoas que abaixo de Deus, o Grupo Brasileiro me proporcionou tudo que tenho hoje”.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox