Com o plenário Gilberto Fialho, sede do Poder Legislativo de Ilhéus, lotado de jovens de diferentes etnias e líderes estudantis de movimentos sociais a Câmara de Vereadores realizou a audiência pública, presidida pelo vereador Cláudio Magalhães (PCdoB) na tarde da última quinta-feira, 19, que discutiu políticas públicas voltadas à juventude ilheense. No encontro, além do vereador, a mesa foi composta pelo vice-prefeito Bebeto Galvão (PSB), o secretário de Cultura, Geraldo Magela, representando a secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, Thiago Raposo e representando a UNEGRO, Sheila Carvalho.
“A juventude é o coração pulsante de Ilhéus” disse Cláudio no início de seu discurso saudando os jovens no plenário. Ele disse que é imprescindível que a voz da juventude seja ouvida e levada em consideração. O vereador destacou a cultura e lazer acessível e o empreendedorismo como oportunidade de trabalho para os jovens de Ilhéus. “A política é o palco das mudanças. Vamos nos engajar ativamente, trazendo nossas ideias, preocupações e aspirações”, finalizou o edil.
Os vereadores Sérgio do Amparo (PODEMOS) e Enilda Mendonça (PT) também participaram da audiência. Sérgio disse que “nós temos a oportunidade de, em uma audiência como essa, rescrever a realidade e trazer uma nova linha de pensamento para a juventude”. Já Enilda se pronunciou, citando a falta de acesso de transporte público e que isso impacta diretamente nos jovens. “A juventude precisa ter saídas. Não dá para os nossos jovens do campo que trabalham durante o dia estudar à noite, devido a falta de ônibus”, disse Enilda.
“Temos que estar aqui para construirmos juntos, seja a juventude da comunidade quilombola, cristã ou católica, temos que construir de baixo pra cima, construir com a juventude. É importante ocuparmos este espaço e lutar por um transporte público acessível a população”, disse Sheila Carvalho, representando a UNEGRO de Ilhéus. O vice-prefeito, Bebeto Galvão usou sua fala para incentivar que a juventude precisa estar mais ativa, “queremos jovens vivos e não jovens mortos como estamos assistindo nas televisões, sejam questionadores”.
O secretário de Cultura, Geraldo Magela disse que “é preciso que vocês, jovens, se capacitem para fazer projetos da área cultural”, incentivando principalmente a juventude de morro. Já o representante da secretaria de Juventude afirmou que essa audiência “fortalece nossa bandeira e mostra que estamos brigando para trazer esperança para os jovens. O Executivo se comprometeu em priorizar o primeiro emprego para a juventude com essas novas empresas que chegam na cidade”, afirmou Thiago Raposo.
(Com informações da Ascom Câmara de Ilhéus)
Assista na íntegra esta Audiência Pública no link abaixo:
Link da Audiência sobre Políticas Públicas para a Juventude de Ilhéus