secom bahia


“Democracia e Direito à Cultura” serão debatidos na IV Conferência Municipal a partir desta sexta, 27

0
381

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, convida todos para a IV Conferência Municipal de Cultura, que acontece nos dias 27 e 28 de outubro, no Teatro Municipal de Ilhéus.

Esta edição da Conferência de Cultura terá como tema: “A Cultura que temos e a Cultura que queremos” e visa promover discussões e proposições sobre políticas culturais para o município, além de avaliar o que tem sido realizado e cobrar aquilo que já havia sido demandado anteriormente.

Sobre a necessidade da realização do evento, Altemar Lima, presidente do Conselho Municipal de Cultura, explica que, “as Conferências Municipais de Cultura são instrumentos capazes de canalizar as demandas da sociedade. Esses espaços de debates entre poder público e a sociedade que, inclusive, é alvo das próprias políticas a serem discutidas. Estabelecer políticas culturais com caráter democrático e forma contínua é de fundamental importância para a valorização e respeito dos segmentos culturais. Em nosso município com o potencial que tem, não se realiza uma Conferência Cultural a mais de 13 anos, o que torna o município inelegível, podendo sofrer com a falta de repasse da União e do Estado”.

A programação da Conferência tem início no dia 27 de outubro, às 16 horas, com o ato de instalação da placa, na Praça Castro Alves e abertura oficial, no Teatro Municipal, a partir das 19 horas, segundo com a palestra magna com Oseas Max, representante do Ministério da Cultura na Bahia.

Já o segundo dia de Conferência conta com uma série de atrações culturais e mesas de discussões, concluindo com a eleição dos Delegados para a Conferência Estadual, às 16 horas e o encerramento oficial, a partir das 17 horas, na Praça Pedro Matos. Confira, logo abaixo, a programação completa do evento.

“A Conferência Municipal de Cultura é fundamental para canalizar as demandas da sociedade e promover o debate entre o poder público e a comunidade, visando estabelecer políticas culturais mais democráticas e contínuas. É um espaço de democracia participativa onde o povo tem voz ativa”, ressalta o prefeito Mário Alexandre sobre a importância da realização da Conferência e dá o seu apoio.

A IV Conferência Municipal de Cultura está inserida tanto no contexto da VI Conferência Estadual da Bahia, com o tema “Cultura e Democracia em Construção na Terra da Liberdade”, que acontece em Feira de Santana, de 06 a 08 de dezembro; como da IV Conferência Nacional, que acontece em Brasília, entre 04 e 08 de março de 2024, com o tema “Democracia e Direito à Cultura”.

Programação Completa*:

(*Programação de responsabilidade dos organizadores, com possibilidade de alteração)

27/10/2023 (sexta-feira)

16h – Ato de instalação da placa na praça Castro Alves

17h – Atividade Cultural na Praça Pedro Matos e em frente da Casa Jorge Amado

19h – Abertura da 4ª Conferência no Teatro Municipal

Formação da Mesa com Prefeito e Autoridades

20h – Palestra Magna

Oseas Max – Representante do Ministério da Cultura na Bahia

28/10/2023 (sábado)

8h – Homenagem Cordelista Gilton Thomaz (Setorial de Literatura)

8h30 – Leitura do Regimento

9h – Orientação para distribuição dos Eixo Temático

Teatro – Eixo 1 – Institucionalização: Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (Mediador – Paulo Cidade)

Sala 01 – Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e participação social (Mediador – Mestre Ney)

Sala 02 – Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória (Mediador – Geraldo Magela)

Sala 03 – Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (Mediador – Professor Emerson Silva)

Sala 04 – Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda, e Sustentabilidade (Mediadora – Claudiana Figueiredo)

Sala 05 – Eixo 6 – Direito às Artes e as Línguas Digitais (Mediador – Lucas Mota)

11h – Atividade Cultural no Teatro

12h – Almoço e Atividade Cultural na Praça Pedro Matos

14h – Leitura e Aprovação das Propostas

16h – Eleição dos Delegados Para Conferência Estadual

17h – Encerramento com Atividade Cultural na Praça Pedro Matos

Publique seu comentário

WordPress Lightbox