secom bahia prefeitura ilheus pmi


Super Blogs especial sobre gestão do ex-prefeito Eusínio Lavigne terá participação do professor Carlos Pereira Neto da UESC

0
338

Programa vai ao ar nesta quinta-feira (08), às 20h, no canal do Super Blogs no Youtube

Em seus últimos episódios, o Super Blogs recebeu pré-candidatos a prefeito de Ilhéus. Com a aproximação das eleições municipais de 2024, a bancada do programa resolveu homenagear Eusínio Lavigne, considerado por formadores de opinião, historiadores, memorialistas e outros membros da sociedade civil ilheense, o melhor governante da cidade.

Sua gestão foi marcada por diversos feitos relevantes. Estaria o Super Blogs querendo inspirar os pretendentes a ocupar o cargo eletivo máximo do executivo ilheense? Talvez. Mesmo que esse objetivo não seja alcançado, nossos telespectadores terão a oportunidade de conhecer a condução de Eusínio Lavigne, no comando do Palácio Paranaguá, de 1930 a 1937.

As histórias sobre o ex-prefeito ainda habitam as rodas de conversa em Ilhéus, parte desse diálogo cotidiano irá ao ar no episódio 22 do Super Blogs, nesta quinta-feira (09), às 20h. O programa contará com a participação especial do professor Carlos Pereira Neto, docente do curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Eusínio Lavigne pela escrita do saudoso professor Arléo Barbosa

“Depois da Revolução de 1930, termina a fase dos intendentes e Eusínio Lavigne – 1930 a 1937 – em 25 de outubro assumiu a Prefeitura de Ilhéus o principal líder da Aliança Liberal. Corajoso e idealista, o prefeito Eusínio Lavigne modificou o aspecto urbano com grandes obras de saneamento.

Iniciou a construção do Ginásio Municipal, atual Instituto Municipal de Educação Eusínio Lavigne, na época obra gigantesca para uma população estudantil relativamente pequena. Hoje, essa casa de ensino não mais comporta um décimo dos secundaristas ilheenses.

Eusínio Lavigne foi um dos primeiros a batalhar pela construção do porto de Ilhéus, em mar aberto.

Jamais o seu trabalho poderá ser esquecido pelas gerações futuras da Princesinha do Sul. Grande parte da periferia da atual Avenida Canavieiras era mangue, onde proliferavam mosquitos e com eles diversos tipos de doenças contagiosas. O dr. Eusínio Lavigne foi o responsável pelo aterro daquela artéria, hoje tão importante para a cidade.

Por ocasião do golpe de Estado de 10 de novembro de 1937, encontrava-se o dr. Eusínio voltado para o progresso econômico e social da comunidade, quando foi pressionado por forças políticas adversárias, e de acordo com o seu próprio testemunho, sob acusação de permitir a propaganda pró-São Paulo, feita pelo dr. Fausto Penava e Demóstenes Berbert de Castro, e de não ter prendido o jovem Jorge Amado, com apenas 18 anos de idade, na época, acusado de fazer propaganda comunista. O prefeito Eusínio Lavigne foi preso e escoltado para Salvador, onde passou quatro meses no cárcere.

Na realidade, o nome de Eusínio Lavigne constava na relação dos comunistas que deveriam ser presos, ao lado do prof. Nelson Schaun, Afonso Pinto, do Caboclo Marcelino e outros. Contava-se que, na prisão, o ex-prefeito foi visitado pelas freiras do Convento da Piedade Madre Terezinha de Jesus e Madre Thais. Esta última declarou: “Se Eusínio é comunista, eu também sou” (LINS, 2007, p. 230).

Os motivos acima alegados pelo próprio Eusínio Lavigne não deixaram de influir na sua prisão, porém o fato é que o movimento de 1937 foi dentro de moldes
fascistas e Eusínio Lavigne era homem de esquerda, consequentemente, de qualquer maneira, ele teria sido, pelo menos, afastado do cargo.”

Publique seu comentário

WordPress Lightbox