sufotur secom bahia prefeitura ilheus pmi


Espetáculo infantojuvenil sobre a Independência do Brasil na Bahia será apresentando no Teatro Municipal de Ilhéus nesta terça (12)

0
249

O público infantojuvenil vai ganhar uma versão em teatro de sombras (teatro de animação) do momento histórico da Independência do Brasil na Bahia. O espetáculo “O Pássaro da Esperança contra o Dragão da Tirania” será apresentado no Teatro Municipal de Ilhéus, terça-feira, 12 de dezembro, às 18 horas. A entrada será gratuita e a classificação é livre.

Unindo a linguagem da Literatura de Cordel, o espetáculo propõe, de forma lúdica, abordar a importância das lutas e conquistas sociais, com foco na união entre os povos contra a tirania e a opressão. Criado pela diretora e multiartista Naiara Gramacho – autora e diretora do espetáculo “Um corpo de Palavras”, também voltado para crianças e adolescentes – o espetáculo vai se utilizar de ferramentas fantasiosas – a exemplo de um dragão ou de um pássaro encantado – para representar a conquista popular da independência.

A trilha sonora traz musicalidades indígenas que foram pesquisadas em especial, na aldeia Itapoã, em Olivença, Ilhéus, onde os habitantes locais realizam o Porancy, momento sagrado de sua cultura Tupinambá daquela localidade.

“O objetivo é valorizar a união dos povos de diferentes etnias, como única maneira de conquistar a liberdade, a democracia e o respeito às diversidades. Para isso, no espetáculo, valorizamos figuras simbólicas como o caboclo e personagens femininas sábias e corajosas”, conta Naiara.

O texto de Pedro Albuquerque, com argumento e a direção são de Naiara. O espetáculo conta com atuação e manipulação das figuras por Driely Alves, Mariana Cabral e Naiara Gramacho; e música de William Pereira e Washington Badé.

Este projeto foi contemplado pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia e tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa).

Outras apresentações

Mais apresentações gratuitas estão previstas em Ilhéus, na Aldeia Itapoã, dia 14, às 18h; e na Casa Vento Norte, no São Domingos, dia 15, às 18h. Em Serra Grande, a apresentação acontecerá no Circo da Lua, no dia 17, às 18h. Para saber mais, acompanhe o Instagram @naiaragramacho.arte.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox