sufotur secom bahia prefeitura ilheus pmi


Profissionais da rede pública participam de Capacitação em Urgência e Emergência Odontológica

0
103

A Prefeitura de Ilhéus promove uma série de ações para aprimorar os serviços prestados pela rede pública de saúde. Na última quinta-feira (7), o Setor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde (Sesau) e a Residência Multiprofissional de Saúde da Família da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) realizaram a I Capacitação em Urgência e Emergência Odontológica. O encontro foi realizado no auditório da Justiça Federal e contou com a presença de diversos profissionais da área que atuam no Município.

Conforme Eduardo Nora, titular da Sesau, o objetivo da gestão do prefeito Mário Alexandre é valorizar o trabalho desenvolvido pelos servidores, bem como assegurar que os mesmos sejam qualificados no atendimento aos pacientes atendidos na rede.

“Um momento importante para discutir as situações de urgência e emergência que chegam às unidades e postos de saúde. O nosso intuito é ampliar o atendimento na Atenção Primária, com foco nas ações preventivas de saúde bucal”, afirmou.

As palestras foram ministradas por Carlos Vieira Andrade Júnior, doutor em Odontologia e professor adjunto do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), e David Costa Moreira, doutor em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial e professor do curso de Odontologia da UESB e Faculdade de Ilhéus.

O professor Carlos Vieira abordou os casos de urgência odontológica, que trazem sofrimento, mas sem risco iminente de morte. Ele frisou a questão de a dor do paciente ser individual, não devendo ser questionada. Segundo ele, “é preciso fazer uma anamnese bem feita com escuta humanizada”, explicou.

Por outro lado, o professor David Moreira relacionou os casos de emergência odontológica (onde há risco iminente de morte). Ele destacou que embora estes casos sejam raros nos consultórios, os profissionais precisam estar preparados para prestar o socorro imediato em situações como desmaios, engasgos/ obstruções respiratórias e paradas cardiorrespiratórias, enquanto o Samu é acionado.

*A saúde começa pela boca –* De acordo com a Sesau, o atendimento odontológico está disponível em 21 unidades básicas de saúde do município. O serviço gratuito é ofertado todos os dias nos postos de saúde situados na zona urbana e uma vez por semana na zona rural, conforme horário de funcionamento de cada unidade.

O paciente inicia o tratamento com o dentista clínico, e caso haja necessidade, pode ser encaminhado para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Publique seu comentário

WordPress Lightbox