secom bahia prefeitura ilheus pmi


Ação especial ressalta a importância da prevenção de lesão por pressão no Hospital Regional Costa do Cacau

0
270

O protocolo adotado para prevenção de lesão por pressão faz parte da rotina assistencial diária do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus. Os cuidados com a integridade do paciente, como higiene, mudança de posição entre outras medidas, podem evitar o surgimento de feridas na pele e tecidos adjacentes.

Esse tratamento preventivo realizado, tem como objetivo proporcionar um melhor conforto que pode resultar no bem-estar da pessoa internada, ajudando em sua recuperação. A lesão por pressão é um evento adverso que pode acometer 1 a cada 10 hospitalizados.

Como uma forma de reconhecer esse importante serviço prestado, aconteceu na unidade hospitalar uma ação especial em comemoração ao Dia Mundial de Prevenção da Lesão por Pressão, celebrado anualmente na terceira quinta-feira de novembro. A atividade teve como finalidade conscientizar profissionais de saúde sobre a importância do tema.

O evento, denominado “Semana de Prevenção da Lesão por Pressão”, aconteceu nos últimos dias 23 e 24 de novembro e foi organizado pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e Comissão de Feridas do HRCC, juntamente com o projeto de extensão do Núcleo de Estudo, Pesquisa, Extensão em Metodologia na Enfermagem (NEPEMENF) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), através do Laboratório de Enfermagem em Saúde do Adulto (LAESA / UESC).

No primeiro dia da ação, a professora Emanuela Cardoso, coordenadora do LAESA, ministrou uma palestra de atualização sobre a “Prevenção da Lesão por Pressão” para profissionais de saúde do HRCC, como enfermeiros e técnicos de enfermagem, e alunos do curso de Enfermagem da UESC.

No segundo dia, foi realizada uma blitz da prevenção, que passou por enfermarias e na emergência do hospital, com objetivo de sensibilizar os profissionais de enfermagem sobre a importância do tema.

A referida atividade foi realizada por Adrielle Acássia de Jesus (enfermeira do NEPS-HRCC), Emanuela Cardoso da Silva (professora da UESC), Késia dos Santos Porto (enfermeira da Comissão de Feridas-HRCC), Gislan Gomes (enfermeiro egresso da Uesc) e alunos do quinto e oitavo semestres do curso de Enfermagem da Uesc.

De acordo com Késia dos Santos Porto, a ação teve como objetivo capacitar a equipe assistencial, visando sobre a importância das medidas de prevenção da Lesão por Pressão.

“Qualificando os profissionais assistenciais da instituição, com instrumentos necessários e adequados durante a avaliação, classificação e tratamento aos pacientes portadores de Lesão por Pressão. Buscando diminuir os índices de infecções, associados as lesões, incluindo o diagnóstico correto e fatores referentes. Resultando na sensibilização e melhoria ao paciente, no cuidado seguro, humanizado e eficaz”, destacou.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox