secom bahia prefeitura ilheus pmi


III SIPAT do Hospital Regional Costa do Cacau tem como tema central combate ao assédio

0
216

Na última sexta-feira (15), foi encerrada a terceira Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (III SIPAT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus. O evento começou na quinta-feira (14), com a organização da Comissão de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) e suporte do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

Nesta edição, a ação teve como tema central “A Cultura do Assédio – Faça a Mudança Acontecer. Toda Forma de Assédio é Inaceitável”. A engenheira de Segurança do Trabalho e coordenadora do SESMT do HRCC, Bruna Sobral, ressalta que no último dia 20 de março de 2023, entrou em vigor, a Portaria nº 4.219, que mudou a nomenclatura da CIPA e acrescentou a palavra ‘assédio’, para incluir a prevenção dessa prática.

“A partir deste ano, a CIPA passou a ser denominada ‘Comissão de Prevenção de Acidentes e de Assédio’, com a inclusão, no artigo 23 da portaria em vigor, do conteúdo sobre prevenção e combate ao assédio sexual e a outras formas de violência no trabalho, que passou a ser aplicável aos treinamentos realizados”, declarou.

Raivanci Arrais, presidente da CIPA do HRCC, complementou que na III SIPAT foram acrescentadas as orientações de prevenção e combate ao assédio. “Distribuímos cartilhas para os colaboradores com as informações sobre o tema. Além disso, mais uma vez estivemos juntos pela prevenção dos acidentes de trabalho”, destacou.

Nos dois dias, o evento ocorreu das 9h às 20h, no hall de entrada da Recepção Social da unidade hospitalar, com estandes de orientações pertinentes aos temas da Semana, pit stop sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ainda com dinâmicas e brincadeiras para os participantes. Além disso, aconteceram sorteios de diversos brindes.

Bruna Sobral ressalta que em um dos estandes fixos, os técnicos de enfermagem, Pablo Micael e Rose Maria, repassaram orientações sobre prevenção de ISTs. “Em outra bancada, também tivemos a exposição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) usados no ambiente hospitalar, apresentado pelos técnicos em Segurança do Trabalho do SESMT. Na tarde da quinta-feira (14), a psicóloga do HRCC, Juliana Campos, ministrou uma palestra sobre ‘Assédio Moral’ para colaboradores”, destacou.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox