secom bahia prefeitura ilheus pmi


Perifa Na Lista esteve no Club Renaissance em Salvador

0
128

Por Malu Viana – Perifa na Lista

No dia 21 de dezembro de 2023, o Perifa na Lista (@perifanalista) idealizado por Rick Trindade (@ricktrindade), que tem como missão, fornecer entrada gratuita a jovens pretos e periféricos através de ações para proporcionar acesso à arte, cultura e lazer, com ingressos e transporte para eventos, como teatro, festivais, shows, cinema e afins…esteve presente em Salvador, no Club Renaissance, festa promovida em várias cidades do mundo pela Parkwood, e pela primeira vez no Brasil através da IDW Company. A capital escolhida pela própria Beyoncé para divulgar seu álbum e filme foi Salvador – a cidade mais negra fora da África. O projeto Perifa na Lista levou 20 jovens negros e perífericos de Ilhéus, Itabuna, Cachoeira e Salvador para curtir e prestigiar esse evento exclusivíssimo, só para convidados. O Portal Black Fem (@portalblackfem) também esteve presente no evento, representado pela gerente de conteúdos, Camila Vieira (@camilavieirra), a convite da iniciativa do Perifa na Lista.

Geralmente, esses eventos realizados pela Parkwood ao redor do mundo, contavam com a presença da Queen B, o que gerou grande expectativa dos fãs brasileiros. Os rumores se intensificaram depois que Ivy McGregor, diretora da BeyGOOD – organização da Beyoncé – foi vista curtindo o show de Ivete Sangalo no Maracanã. Nas redes sociais, foi confirmado que o cabeleireiro da diva americana também estava em solo brasileiro. Já na noite do dia 21, através das suas redes sociais, Beyoncé postou um meme de um cavalo brilhante (o mesmo que estampa o seu disco e que aparece nos shows da turnê) saindo de um avião. Mas até então, seria apenas um evento de lançamento e divulgação do Renaissance: A Film by Beyoncé, filme da última turnê realizada pela artista. Contudo, a diva Beyoncé fez questão de prestigiar esse momento pessoalmente. Embora tivesse muitas expectativas, a surpresa emocionou a todos. Com um roupa brilhante e enrolada na bandeira da Bahia, Beyoncé apareceu no palco do Centro de Convenções – local onde foi realizado o evento.

“É muito importante para mim estar aqui na Bahia. Queria que vocês fizessem parte da turnê, porque vocês são a turnê. Renaissance é sobre liberdade, beleza, tudo que vocês são. Obrigada por todo o apoio em todos esses anos. Vocês são únicos, Bahia.” – disse Beyoncé.

É importante ressaltar o significado de ter Salvador como palco de renome internacional, como uma forma de celebração da diversidade cultural e também de reconhecimento da sua grande importância. Até porque a cidade é a maior diáspora negra do mundo. Como consequência desse evento, a cidade se torna ponto focal para projetos de mobilidade social – como o Perifa na Lista – que visam transformar a comunidade da região.

“Em primeiro lugar, é muito importante que a gente ocupe esses lugares, que a gente consiga criar lugares de acesso para pessoas da periferia. E esse álbum tem a ver justamente com isso, com esses corpos que estão em um lugar de vulnerabilidade dentro de um cenário político, cultural.” – diz  Jamile, participante do Perifa na Lista.

Além disso, a presença de Beyoncé foi muito além de apenas proporcionar um evento, ela trouxe consigo um impacto significativo, especialmente para a comunidade que frequentemente fica de fora de eventos como esse, a margem da invisibilidade.

Essa não é a primeira vez que o projeto Perifa na Lista esteve presente em eventos de grande estrutura. Nos dias 20 e 21 de maio de 2023, o projeto levou 30 jovens de Ilhéus e Itabuna para assistirem a apresentação do ator e comediante, João Pimenta. Depois, o Perifa também marcou presença no Festival Sensacional em Belo Horizonte. E em novembro, o projeto também levou 35 jovens negros sul-baianos para o maior evento de cultura e música preta do mundo, o AfroPunk Bahia, em Salvador.

 

 

Publique seu comentário

WordPress Lightbox