secom bahia prefeitura ilheus pmi


“Ilhéus sobre os olhos de uma turista apaixonada”

0
314

Por: Thiall Barros de Souza

Ilhéus sobre os olhos de uma turista apaixonada

Ilhéus das capitanias hereditárias, do massacre do cururupe, dos títulos de coronéis comprados e da vassoura de bruxa…

Ilhéus de Nacib, Gabriela e do progresso tão desejado…

Ilhéus dos casarões antigos, do colégio General Osório…

Ilhéus do Bataclã, do Vesúvio ou só de um sorvete na ponto chic…

Ilhéus das igrejas, dos leões em mármore Carrara…

Ahhh minha Ilhéus…

Quanto sonhei com o dia que iríamos nos conhecermos, ficar cara a cara com você me emocionou. Eu saí das páginas dos livros de Jorge Amado para viver tuas ruas, histórias, ver de perto seus casarões e a história da economia do país em fachadas, esculturas e nas roças de cacau, que ainda predomina o ciclo econômico da região.

Confesso que fiquei um tanto triste, ao ver alguns monumentos caindo aos pedaços, virando pó ou apenas lembranças na cabeça daqueles que ainda tem a oportunidade de tirar uma foto ou apenas ver.

Chorei ao ver a situação a qual a escola mais antiga de Ilhéus está, o colégio General Osório foi o pontapé  inicial para a educação de toda uma região.

Vocês, governantes, não estão destruindo apenas um prédio antigo, junto com ele está indo a história de um povo, está se indo memórias de um tempo que a educação escassa dominava a região e foi através dele que meninas e meninos aprenderam a importância do saber…

e dali saíram jovens de cabeça aberta a mudar a história de Ilhéus, mas dessa vez através da educação e não como seus ancestrais fizeram ao dominar essas terras, não podemos negar a importância desse casarão histórico, lutem ilheenses para resgatar sua história, não deixem morrer, não deixem esses monumentos históricos virarem escombros, ao matarem um casarão dessa magnitude vocês estão matando a história viva de uma terra, que tem uma importância na história do Brasil imensa, eu sou apenas uma turista apaixonada por Ilhéus e suas histórias…

Publique seu comentário

WordPress Lightbox