
Um grande desafio cotidiano dos municípios brasileiros é a gestão do transporte e da mobilidade, de forma adequada, para seus moradores. Não diferente de outras localidades do país, Ilhéus enfrenta muitas questões que envolve essa temática.
São diversos os problemas enfrentados, desde a oferta regular de ônibus coletivo, com concessão pública, para a população urbana e rural, até mesmo as condições da frota disponível e os riscos de segurança dos passageiros e dos trabalhadores das empresas que ofertam esse serviço no município.
Com o passar dos anos, a oferta do transporte coletivo vem decaindo e foi altamente impactada pela pandemia da Covid-19. Empresários do ramo alegam que as dificuldades já antecediam a emergência sanitária e sinalizam dificuldades diante das concorrências, que consideram desleais, dos aplicativos e outros meios alternativos de condução remunerada de passageiros.
Frente a esse cenário, quais as alternativas que poderiam ser adotadas para minimizar esses problemas? Quais alternativas viáveis?
Para debater sobre as possíveis medidas que podem impactar positivamente no transporte e na mobilidade em Ilhéus, o Super Blogs recebe a professora Peolla Paula Stein, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) na área de Planejamento e Operação de Sistema de Transportes.
Não perca o episódio #030 e fique por dentro das informações e análises sobre o transporte e a mobilidade em Ilhéus, bem como ações que podem ser adotadas para melhorá-los. Acesse o link abaixo e ative o sininho. Participe desse diálogo.