secom bahia prefeitura ilheus pmi


Força-tarefa com atendimento simultâneo a 20 pessoas mostra a eficiência do serviço prestado pelo Materno-Infantil

0
113

O poder de ação do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, foi destacado hoje (15) pela diretora-geral da unidade, enfermeira Domilene Borges, após o atendimento ter sido colocado à prova durante a tarde de ontem (14), quando 17 crianças e mais três mulheres tiveram que ser atendidas simultaneamente na Emergência Pediátrica, vítimas de picadas de abelhas. Uma força-tarefa contando com o reforço de outros setores do hospital foi designada para agilizar a triagem e o atendimento, permitindo que todos os pacientes – dois, inclusive, inspirando maiores cuidados – pudessem ser atendidos em um tempo recorde. O HMIJS é uma obra do Governo da Bahia administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS).

A situação de emergência ocorreu no início da tarde, na Escola Municipal Caic, no bairro Hernani Sá, zona sul de Ilhéus, quando um enxame de abelhas atacou um grupo de estudantes, com idades entre quatro e sete anos, no momento da chegada à escola. As crianças foram imediatamente trazidas para o HMIJS, enquanto que os adultos foram encaminhados para a UPA 24h. Três mães que preferiram acompanhar os filhos, também tiveram garantido o atendimento no HMIJS, mesmo tendo apenas, para estes casos, o perfil pediátrico.

Excelência

O Hospital Materno-Infantil é porta aberta para Obstetrícia e passa pela regulação para atendimento Emergência Pediátrica. No entanto, em casos graves como estes, todos os pacientes foram imediatamente acolhidos, clinicados e medicados. A agilidade na intervenção permitiu que todos, já no final da tarde, recebessem alta hospitalar, retornando às suas residências.

O Hospital Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio conta com 105 leitos, destinados à obstetrícia, à gestação de alto risco, pediatria clínica, UTI pediátrica, UTI neonatal e centro de parto normal, integrados à Rede Cegonha e atenção às urgências e emergências, com funcionamento 24 horas e acesso por demanda espontânea e referenciada de parte significativa da região sul da Bahia. O investimento do estado foi de aproximadamente 40 milhões de reais, entre obras e equipamentos.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox