embasa super blogs


PCdoB Ilhéus: Nota de pesar – Mestre Virgílio

0
493

O diretório do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em Ilhéus, lamenta o falecimento de José Virgílio dos Santos, mais conhecido como Mestre Virgílio da capoeira, aos 89 anos, no último domingo, dia 17 de março de 2024.

Comunicamos ainda, que o nosso camarada, o vereador Cláudio Magalhães protocolou uma moção de pesar junto à mesa diretora da Câmara Municipal de Ilhéus pela passagem do Mestre Virgílio. Confira a justificava do pedido.

“José Virgílio dos Santos nasceu em 26 de junho de 1934, iniciou sua jornada na capoeiragem aos nove anos de idade, aprendendo o jogo com velhos capoeiristas, como os Mestres Chico da Onça, Claudemiro, Álvaro, Elíscio, João Valença e Barreto.

Formado Contramestre por Mestre João Grande na década de 1950, ele dedicou sua vida à capoeira, fundando a Associação de Capoeira Angola Mucumbo (ACAM) em 2002 e a União de Capoeiristas do Sul da Bahia (UCASUB) em 2004.

Sua contribuição para a capoeira foi imensa, culminando no lançamento de seu CD “Velho Angoleiro: Ladainhas e Corridos” em 2007.

Sua partida em 17 de março de 2024 deixa um vazio imenso, mas seu legado permanecerá vivo na memória e no coração de todos que tiveram a honra de conhecê-lo e aprender com ele. Descanse em paz, mestre. Sua estrela brilhará para sempre no céu da capoeira.”

Expressamos nossas condolências à família e amigos do mestre Virgílio. Neste momento de dor, nos solidarizamos com todos que sentiram sua partida.

Que Deus conforte a todos.

Rodrigo Cardoso
Presidente – Diretório Municipal
Ilhéus, 18 de março de 2024

Publique seu comentário

WordPress Lightbox