secom bahia prefeitura ilheus pmi


Reencontros e festa na reinauguração da sede do Sinjorba

0
146

Jornalistas baianos recebem sede renovada, biblioteca e Sindicato ganha nova marca

Num clima de muita alegria, com encontros e reencontros históricos de jornalistas de várias gerações, a sede do Sinjorba foi reinaugurada na noite da terça (16). A entrega do espaço, totalmente reformado e climatizado, foi feita junto com outras atividades de valorização, modernização e fortalecimento do Sindicato.

O evento teve início com o descerramento da placa de entrada do Sindicato, já com a nova marca, que atualiza a imagem do Sinjorba. A mudança foi uma deliberação do Congresso Estadual dos Jornalistas da Bahia (Conejorba), realizado em novembro do ano passado, agora colocada em prática.

O ato simbólico que marcou a reinauguração foi feito com a participação de Kardé Mourão e Alberto Freitas, ex-presidentes do Sinjorba, juntamente com Moacy Neves e Fernanda Gama, respectivamente atual presidente e vice, da atual gestão.

Homenagens

Em seguida mais uma placa foi apresentada ao público, dando nome à sala principal da sede, numa justa homenagem a um dos fundadores e um dos primeiros presidentes do Sinjorba, Heron de Alencar, cujo compromisso e trajetória de lutas é um capítulo de destaque na história dos jornalistas e do povo baiano.

 

Ainda na sequência de homenagens, outra placa foi entregue à família do ex-presidente do Sindicato, Jorge Ramos, que nos deixou no início desse mês de abril. A esposa, Aninha e os filhos, Desirree e Diego, receberam a placa das mãos do presidente do Sinjorba, Moacy Neves.

A programação solene da noite contou também com a entrega à categoria da Biblioteca do Jornalista Baiano, iniciativa que está reunindo o que pode vir a ser o maior acervo da produção de jornalistas da Bahia reunidos em um só lugar, com trabalhos literários, fotográficos e de ilustração. Vários colegas já estiveram no espaço, fazendo doação de seus livros, fotos e charges.

Recebendo a homenagem em vida, lá estava o jornalista Florisvaldo Matos, que passa a emprestar seu nome à biblioteca. A contribuição ímpar de “Flori” para a cultura baiana foi destacada pelo jornalista Rui Espinheira. Ambos foram professores de diversas gerações de profissionais que se encontravam na solenidade de inauguração do espaço.

Sindicato de Luta

O evento marcou, também, o lançamento da Campanha Salarial Nacional dos Jornalistas, iniciativa inédita da Fenaj para unir a categoria, em todo o país, em torno da mobilização por melhores salários e condições de trabalho.

Nas presenças do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Maurício Brito, e de Gustavo Abrantes, representando a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), o presidente do Sindicato, Moacy Neves, fez questão de reafirmar a principal luta em curso da categoria, pelo restabelecimento da exigência do diploma de jornalismo para o exercício profissional, através da aprovação da PEC 206/2012.

Moacy voltou a destacar, também, a importância da unidade dos jornalistas torno do Sindicato, para “defender a liberdade de imprensa, o trabalho decente e o respeito à categoria, especialmente nestes tempos de fakes news e de tantas mudanças no setor da comunicação”.

Presenças

Além das personalidades já citadas, a reinauguração da sede foi prestigiada pelo presidente da ABI-Bahia, Ernesto Marques; por Milena Leal e Eudes Benício, representando a Secom-BA; por Victor Gurgel (OAB-BA); Raimundo Lopes (Abraspet) e Antonio Suzart (Sinpojud). A todos o Sinjorba fez um agradecimento especial pelo apoio e contribuições que têm dado, no atual momento de resgate e fortalecimento da entidade.

É preciso registrar, ainda, que para concretizar a reforma da sede o Sinjorba contou com a valorosa contribuição do arquiteto Floriano Freaza (autor do projeto), Sinduscon-BA, CNS Instalações & Projetos, ABI-Bahia, Abraspet, entre outras organizações. Agradecimentos foram feitos, também, aos deputados estaduais, que tendo à frente o presidente da Alba, Adolfo Menezes, fizeram doações individuais que permitiram a realização da obra.

Um agradecimento especial foi feito a Nestor Mendes, 2º secretário de administração e finanças do Sinjorba, que esteve à frente da coordenação dos trabalhos desenvolvidos durante a reforma da sede e é um dos idealizadores da Biblioteca do Jornalista Baiano – Florisvaldo Matos.

WhatsAppFacebookTwitter

Publique seu comentário

WordPress Lightbox