secom bahia prefeitura ilheus pmi


Vereador Claudio Magalhães faz apelo ao governador Jerônimo Rodrigues para solução definitiva de demarcação do Território Indígena Tupinambá de Olivença

0
398

Na tarde desta quinta-feira (18), um dia antes do “Dia dos Povos Indígenas no Brasil”, comemorado hoje, 19 de abril, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) promoveu uma sessão especial em homenagem ao Povo Tupinambá de Olivença, ato proposto pelo deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB).

Durante a solenidade, o vereador Cláudio Magalhães (PCdoB), primeiro indígena eleito a ocupar um mandato no poder legislativo de Ilhéus, acompanhando de parentes tupinambás e das lideranças Cacique Valdelice, aldeia Itapoã, e Cacique Nane (Sussuarana), aldeia Igalha, agradeceu ao seu colega de partido o propositor da atividade, deputado estadual Fabrício Falcão.

Da tribuna da ALBA, Cláudio Magalhães, perante uma plateia lotada e representativa, lembrou da luta do povo Tupinambá de Olivença, etnia a qual pertence, pela demarcação do Território Indígena (TI) que abrange 47 mil hectares em porções dos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema, região sul da Bahia.

“Aqui hoje vocês engrandecem a Bahia, referenciam nossos anciões, a nossa luta do povo do Tupinambá. E nós estamos aqui para dizer que nós conquistamos juntos, com o nosso povo, essa reverência, com aqueles que construíram essa história bonita, essa história que hoje esta casa se curva para homenagear”, disse.

Claudio Magalhães declarou que se dedica há anos à luta do povo Tupinambá, pela resistência, construção de lideranças e formação de muitos que hoje representam os indígenas em espaços representativos importantes.

“Nós não nos vemos nos espaços de poder. A gente faz nossa luta, não procurando recompensas. Nós fazemos essa luta, no sentido de cada vez mais garantir o direito do povo originário, do povo tupinambá, que é a demarcação do nosso território. Já está mais do que passada a hora de todos aqueles, que caminharam com a gente, essa conquista”, afirmou.

O vereador se dirigiu a secretária estadual Ângela Guimarães, titular da pasta de Promoção e Igualde Racial da Bahia (Sepromi), na ocasião representando o governador Jerônimo Rodrigues, e disse que ela ao chegar ao cargo que ocupa “fez e faz movimentos para reparar tudo aquilo que o povo indígena merece e merecia há muito tempo ser contemplado, traz políticas públicas, nos dá condições”.

No ponto alto do seu discurso, Claudio Magalhães ressaltou.

“Que nosso povo compreenda que para gente, esses momentos são novos. Mas, a gente não quer só isso. Eu vou de novo agradecer aqui ao deputado Jean Fabrício por essa sessão. Isso é fazer história, pela primeira vez aqui nessa Assembleia Legislativa.

Mas, a gente precisa, além disso, precisamos do empenho, da ajuda, da solidariedade, muito mais. Eu quero o nosso deputado, amigo, Fabrício Falcão, que visitou nossas aldeias várias vezes, junto com Afonso Florence, hoje secretário da Casa Civil, leve esse pedido, esse apelo ao nosso governador Jerônimo Rodrigues, que já faz muito pelo povo indígena, mas que tem um olhar especial para o povo do Tupinambá, o povo ao qual ele se autoafirma, para que em breve a gente possa trazer para essa casa uma solução definitiva para a demarcação de nosso território”.

Ao final de sua exposição na tribuna da ALBA, o vereador exalta “vamos juntos, viva o povo Tupinambá, demarcação já, demarcação já, demarcação já”.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox