O projeto visa oferecer cobertura de gás natural para residências e comércio ilheense, gerando desenvolvimento e economia para o município
Na manhã desta quinta-feira (09), aconteceu uma reunião entre representantes da Bahiagás (Companhia de Gás da Bahia). Embasa, o prefeito Mário Alexandre e secretários municipais, a fim de apresentar o projeto de ampliação da cobertura da Companhia em Ilhéus.
Hoje, a Bahiagás já atua no distrito industrial e em alguns postos de combustíveis e a ideia é levar a possibilidade das áreas residenciais e comerciais da cidade também serem beneficiadas pelo abastecimento de gás natural. Um combustível mais barato e mais sustentável que os tradicionais.
Conforme a gerente de projetos, Isadora Basto, “a expectativa é atender os segmentos residencial, comercial, hospitais, postos automotivos, pequenas indústrias. É atender com o melhor, o município de Ilhéus. Hoje o Bahiagás já atua no município na área industrial e queremos ampliar essa cobertura”.
Já o prefeito Mário Alexandre destacou que o avanço da cobertura da Bahiagás é mais um indicador de que Ilhéus está se desenvolvendo cada dia mais e,o município poder contar com novas formas de combustíveis é dar mais possibilidades para o ilheense, principalmente quando se pensa na rede hoteleira, que iria se beneficiar muito com este investimento.
O projeto está na fase de licitações e licenciamento e, segundo os representantes da Bahiagás, vai ser de fundamental a participação da Prefeitura de Ilhéus neste processo. Estiveram presentes na reunião, além de Isadora Bastos, Gustavo Freitas, gerente de anuências e autorizações, Lucas Lopes, coordenador de obras e Roberto Berbert, engenheiro mecânico, representando a Companhia de Gás da Bahia; representando a Embasa, Felipe Madureira, gerente em Ilhéus, Adenete Oliveira, gerente de operações de esgoto e Ullias Batista, gerente regional da Embasa; além de secretários e servidores do executivo de Ilhéus.
A previsão é que as obras de ampliação da rede de abastecimento de gás natural em Ilhéus se iniciem em novembro deste ano, com expectativa de conclusão até dezembro de 2026.