sufotur secom bahia


Hospital Regional Costa do Cacau contabiliza quase dez mil exames e cirurgias cardiovasculares

0
325

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, integrante da rede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), tem um papel importante no interior do estado, como referência em assistência hospitalar de média e alta complexidade.

Na unidade, são ofertados diversos procedimentos, também os cardiovasculares. O setor de Hemodinâmica, por exemplo, realiza radiologia intervencionista, exame diagnóstico de cateterismo cardíaco e angioplastia coronariana (intervenção minimamente invasiva para desobstrução da artéria coronária).

No Centro Cirúrgico, o serviço de Cardiologia do HRCC atua na realização de cirurgias cardíacas de revascularização do miocárdio (conhecida também como ponte de safena), prótese valvar, marcapasso e troca de gerador (quando o paciente necessita trocar o gerador do marcapasso), entre outros.

Nos últimos anos, o número de procedimentos cardiovasculares contabilizados desde 2019 na unidade hospitalar atingiu a marca de 9.864, no início desta semana. São quase dez mil atendimentos aos pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, o HRCC abrange diretamente 89 municípios, uma média de 2,5 milhões de habitantes da macrorregião sul, regulados pela Central Estadual de Regulação (CER). Além disso, o hospital também recebe pacientes vindos de outras localidades.

Serviço de Cardiologia do HRCC

De acordo com a médica cardiologista Milena Vasconcelos, coordenadora da Cardiologia do HRCC, o serviço ofertado pela unidade é extremamente importante para a região. “A gente consegue atender uma gama pacientes com patologias cardíacas das mais variadas possíveis, complexas, com assistência de excelência”, destacou.

 

A especialista ainda explicou como funciona o setor de cardiologia do hospital. “Temos a parte ambulatorial, onde nós realizamos consultas de acompanhamento dos pacientes que ficaram internados e nós damos o seguimento para que eles mantenham um tratamento adequado”, disse.

“Referente a parte de internamento, temos uma enfermaria de cardiologia com 12 leitos para atendimento dos pacientes que internam por alguma descompensação cardiológica. Também temos a UTI cardiológica, onde damos todo o suporte ao paciente grave, com patologias agudas e crônicas descompensadas”, complementou.

Milena Vasconcelos ressalta que o serviço de cardiologia do HRCC realiza atendimentos clínicos e operatórios de cirurgia cardíaca. “Portanto, o nosso hospital atende os pacientes que serão submetidos a intervenções cirúrgicas e hemodinâmicas. Através da nossa unidade de hemodinâmica nós fazemos cateterismo cardíaco e angioplastia. No centro cirúrgico fazemos as cirurgias cardíacas”, afirmou.

“Por fim, nós temos nosso atendimento de exames complementares, como o serviço de ecocardiografia que é muito importante. Nossa região demanda de uma assistência muito grande nesse campo da Cardiologia e o HRCC tem uma necessidade enorme de manter esse serviço e ampliá-lo”, concluiu.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox