O segundo tipo de câncer mais comum no Brasil é o de próstata, estima-se que 71.730 novos casos aconteçam por ano no país, de acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Diante dessa realidade, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, promoveu ações do Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem.
O ponto alto da campanha ocorreu na tarde da última quarta-feira (27), com uma palestra do médico urologista, Matheus Tannus, no ambulatório da unidade para pacientes, acompanhantes e funcionários do HRCC. Na ocasião, o especialista confirmou que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens, tem mais prevalência após os 40 anos, maior incidência em negros e sofre influência importante do fator hereditário.
O médico falou sobre os sinais e sintomas da doença e revelou que muitos casos são assintomáticos. Ainda reforçou a questão sobre a importância da prevenção, porque quando há sintomas do câncer de próstata, este já não pode mais estar no estágio inicial, dificultando a cura do paciente. “É importante fazer o exame do toque, sendo que 25% dos casos o Antígeno Prostático Específico (PSA) apresenta nível normal”, destacou.
Ele explicou que a elevação do PSA apresentada no exame é indicativo de alguma alteração na próstata e é preciso uma investigação diante deste sintoma. “Por esse motivo é necessário também o toque retal, para que o rastreamento seja mais efetivo. No tato, através do reto, que é identificado o câncer de próstata”, afirmou.
Matheus Tannus disse que o médico urologista é o especialista para tratamento da referida enfermidade. “É imprescindível a realização dos exames anualmente. Na maioria das vezes, os casos são assintomáticos. Se for procurar o médico já com sintomas, a doença pode não ser mais passível de cura. A prevenção é fundamental”, alertou.
Os núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e a Comissão de Humanização organizaram as ações realizadas no Novembro Azul do HRCC.