super blogs


Ilhéus: Cris Joia, líder comunitária, solicita melhorias para o Joia do Atlântico em documento enviado ao prefeito

0
1019

Na última sexta-feira (21), a líder comunitária, Cris Joia, moradora do Joia do Atlântico, litoral norte de Ilhéus, protocolou um documento na prefeitura de Ilhéus solicitando melhorias para a localidade. Cris Joia anexou fotos e mostrou que os problemas se agravam ainda mais em períodos de chuvas.

Cris Joia resolveu tornar pública sua reivindicação ao gestor municipal, confira abaixo.

Excelentíssimo Senhor Prefeito Mário Alexandre,

Em nome da comunidade do Joia do Atlântico, situado no distrito de Aritaguá, litoral norte do município, venho através deste fazer alguns apontamentos e solicitações, e trago também assinatura de alguns moradores da comunidade como forma de testemunha da situação que será apresentada.

Já é de vosso conhecimento, que algumas manutenções de infraestrutura da localidade já foram solicitadas através de seus secretários e diretores das secretárias de Ações Regionais e Serviços Urbanos, como a exemplo da coleta regular de lixo, solicitação essa que foi atendida. Porém outras demandas ainda estão por fazer.

Com a grande demanda de chuva, juntamente com o desenvolvimento urbano da região de forma desordenada a Estrada da Lagoa Encantada, situada no perímetro do Joia do Atlântico, encontra-se em verdadeiro desgaste, tornando-se quase intransitável e algumas vias intransponíveis, são aterros irregulares, falta de valas para escoamento de água pluvial, entre outros problemas de via, uma vez que nem mesmo saneamento básico existe na localidade, transformando assim as ruas em pequenas lagoas, inclusive a via principal. Conforme artigo 165 da Lei Orgânica do Município de Ilhéus a política de desenvolvimento urbano, executada pelo poder público tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais e a garantia do bem estar de seus habitantes. E no artigo 166 da mesma lei –  o Plano Diretor deverá incluir, conforme a linha VI saneamento básico. O bem estar dessa comunidade está abalado, não houve fiscalização de seu desenvolvimento, nem planejamento, e não há um plano para a inclusão do saneamento básico.

Diante da situação apresentada, solicito imediata fiscalização e a criação de um plano emergencial para drenagem da água pluvial que se encontra na via, e também a abertura de valas para seu adequado escoamento, juntamente com a manutenção da estrada, com cascalhamento e pratrolamento. Para então garantirmos o artigo 257 da Lei Orgânica do Município, que diz respeito a APA da Lagoa Encantada, a proteção da própria Lagoa, os rios que a formam e seu ecossistema natural, que está ameaçado devido ao desordenamento da expansão urbana no local.

Outra demanda apresentada aos seus secretários citados acima, é o da limpeza de mato e lixo que se encontram no canteiro central e nas calçadas da via principal, sendo que já houve a visita de um servidor, para visualizar a real situação, foi feita a programação da vinda dos servidores para realização do serviço, porém sem transporte os mesmo não vieram, e a demanda continua aumentando. Solicito a imediata realização dos serviços citados, pois tal negligencia causa risco a saúde dos moradores, sendo que criadouros de mosquito da dengue são formados pela falta de limpeza no local. A comunidade não recebe visitas de agentes comunitários, não tendo assim fiscalização, manutenção, orientação, entre outros.

Solicito uma audiência com Vossa Excelência, seja pessoalmente ou virtual o quanto antes para tratarmos principalmente desses assuntos e demais.

Deixo os meus contatos, para retorno.

Certa que serei atendida,

Atenciosamente,

Angela Cristina Calabraro (Cris Joia)

Fotos do Joia do Atlântico no último período de chuvas.

 

 

Publique seu comentário

WordPress Lightbox