UFSB adota a descrição da imagem com a hashtag “#PraCegoVer” em suas redes sociais

Esse projeto nasceu da ideia de Patrícia Braille, professora especialista em educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Em seus blogs e livros, ela sempre descrevia as imagens e, ao perceber a crescente utilização do facebook, viu nessa rede social uma grande ferramenta de inclusão.
Apesar do nome, a cegueira mencionada na hashtag é de forma metafórica, remetendo às pessoas que não enxergam a maneira como a acessibilidade é possível, sem a necessidade de grandes investimentos. A mudança pode partir através de uma pequena ação do indivíduo, que tem um efeito multiplicador muito importante.
A descrição da imagem é feita de forma objetiva, sem emissão da opinião, detalhando o cenário e os componentes existentes. Com a descrição e o auxílio de programas de leitores de tela, é possível ouvir o conteúdo que está escrito, possibilitando a construção abstrata da imagem publicada.
Descrição da Imagem #PraCegoVer : Imagem de uma hashtag grande na cor azul marinho. Dentro da hashtag, em branco, o símbolo internacional de pessoas com deficiência visual. Logo abaixo do símbolo, vem escrito #PraCegoVer em branco.